Se o seu lixo é recolhido de forma eficiente com regularidade, é porque o trabalho dos garis é indispensável para o bom funcionamento de uma cidade. Em Campos, a coleta de resíduos domiciliares é realizada pela empresa Vital Engenharia Ambiental, que conta com mais de 100 profissionais atuando diariamente, em turnos diurnos e noturnos. Wallace da Mota Gomes, de 42 anos, exerce a função de coletor há 16 anos e compartilhou um pouco de sua experiência neste 16 de maio, data em que se celebra o Dia do Gari.
“Às vezes acham que é simples, né? Mas a nossa caminhada é cheia de lutas. Ainda assim, é um trabalho que realizamos com dedicação, com satisfação mesmo, no dia a dia”, afirmou Wallace.

Apesar dos desafios enfrentados, ele destaca o orgulho que sente pela profissão. “Tem situações em que somos até desrespeitados por causa da natureza do nosso trabalho, mas ele é essencial para a cidade. O que fazemos tem valor e eu tenho muito orgulho da minha função”, comentou.
O coletor também aproveitou a ocasião para conscientizar a população. “As pessoas deveriam ter mais cuidado ao descartar o lixo. O ideal é que os resíduos estejam bem acondicionados, ensacados direitinho, para que a gente consiga recolher com agilidade e segurança. Esse é o nosso pedido para todos os moradores: que reconheçam e respeitem o nosso serviço”, concluiu.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes