Descarte incorreto de palitos de churrasco coloca coletores de lixo em perigo

diario
Por diario
2 minutos de leitura

O descarte impróprio de palitos de churrasco tem aumentado os riscos enfrentados diariamente pelos coletores de lixo em Campos. Mário Sérgio Sousa da Mota, que atua há 21 anos na coleta de resíduos domiciliares, faz um apelo à população para que evite acidentes envolvendo materiais perfurocortantes.

“Pedimos a colaboração dos moradores para que descartem corretamente esses itens. No caso dos palitos de churrasco, o ideal é colocá-los dentro de uma garrafa pet, o que evita que a ponta nos fure e coloque nossa saúde em risco”, afirmou Mário.

A empresa Vital Engenharia Ambiental, responsável pelo serviço de coleta no município, orienta os funcionários quanto aos procedimentos de segurança e oferece suporte aos trabalhadores que venham a se ferir durante as atividades.

Aliel Silva, técnico em Segurança do Trabalho da Vital, destacou o crescimento nos casos de acidentes causados por materiais descartados de forma inadequada. “Apesar das orientações internas, dependemos do bom senso da população. Muitas vezes são objetos como seringas, cacos de vidro ou palitos de churrasco descartados sem o devido cuidado que causam ferimentos nos coletores”, alertou.

Quando ocorrem acidentes com materiais cortantes ou perfurantes, os trabalhadores são encaminhados ao Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) ou ao Hospital Geral de Guarus (HGG), onde passam por protocolos de prevenção contra possíveis infecções.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia