O município de Campos está entre as cidades que receberão as primeiras remessas da vacina contra a dengue, conforme consta na Nota Técnica nº 124/2025, divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde. Serão encaminhadas à cidade 6.230 doses do imunizante, aguardado com grande expectativa por profissionais da área da saúde desde que foi incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação, no ano passado.
A Prefeitura de Campos ainda aguarda a definição do cronograma de distribuição por parte da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), mas já conta com uma estratégia definida para iniciar a campanha de imunização assim que as doses forem entregues. Nesta primeira etapa, o público-alvo são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema vacinal previsto consiste na aplicação de duas doses com intervalo de três meses entre elas.

“Já temos um planejamento baseado na experiência que tivemos no último ano. A vacinação será feita prioritariamente nas escolas, com algumas unidades de saúde funcionando como apoio para casos de ausência ou complementação de dose”, explica o subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.
A vacina Qdenga oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Segundo Charbell, a eficácia geral do imunizante é de 80,2% para casos confirmados da doença e de 90% para prevenção de internações.
“Os estudos multicêntricos comprovaram que a vacina é segura e eficiente. Representa um reforço importante no combate à dengue. Ainda este ano, no segundo semestre, o Instituto Butantan deve lançar uma nova vacina, o que vai permitir ampliar a cobertura vacinal para outras faixas etárias, incluindo adultos”, destacou o subsecretário.
Apesar da chegada do imunizante, o controle do mosquito Aedes aegypti continua sendo a principal medida de prevenção contra a dengue e outras arboviroses, como zika, chikungunya e febre amarela. A eliminação de criadouros e os cuidados no ambiente doméstico seguem sendo fundamentais para evitar a proliferação do vetor.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes