O Centro Municipal de Imunização e Triagem Neonatal, localizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, estará funcionando neste sábado (12) e domingo (13), das 8h às 17h. Durante esse período, serão aplicadas as vacinas do calendário de rotina, além das doses contra a covid-19 e o vírus influenza (gripe), como parte da Campanha Nacional de Vacinação iniciada no último dia 7.
Devem receber a imunização contra a gripe e a covid-19 os seguintes grupos: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; idosos a partir de 60 anos; profissionais dos Correios (inclusive da área administrativa); trabalhadores da Saúde; puérperas (até 45 dias após o parto); professores da educação básica e superior; comunidades indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; membros das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas; indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e demais condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; profissionais do transporte rodoviário urbano e intermunicipal; trabalhadores portuários; pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

“O chamado aos grupos prioritários é essencial, pois são os mais vulneráveis às formas graves da doença, como crianças, idosos, gestantes e profissionais da saúde. Por isso, é fundamental que compareçam aos postos de vacinação o quanto antes, tanto para a vacina contra a gripe quanto para a covid-19, já que ambas são indicadas para os mesmos públicos”, reforça Leonardo Cordeiro, assessor técnico de Imunizações.
De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), também estão disponíveis vacinas como: Poliomielite Inativada (VIP), Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, DTP, HPV quadrivalente, Tríplice Viral, Difteria e Tétano (dT), Meningocócica ACWY, e dTpa (acelular). A aplicação segue a recomendação por faixa etária definida pelo Ministério da Saúde.
Para se vacinar, é necessário comparecer à unidade de saúde mais próxima com documento de identidade, CPF ou Cartão do SUS, caderneta de vacinação e comprovante que ateste o pertencimento a um dos grupos prioritários (como laudo médico ou documento funcional, conforme o caso).
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes