Com o objetivo de fortalecer a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho, a Prefeitura de São João da Barra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, firmou uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para registrar os assistidos da entidade no Balcão de Oportunidades.
A iniciativa, conduzida pela Superintendência de Trabalho e Renda, visa atender à demanda de empresas e ampliar as chances de inserção dos PCDs no mercado formal, contribuindo com o desenvolvimento da economia local e promovendo a cidadania por meio da qualificação de mão de obra.

A decisão foi tomada em reunião recente, na qual também ficou definido o desenvolvimento de atividades de capacitação profissional, como oficinas e cursos. Um exemplo já realizado é a oficina de salgados promovida pela própria Apae. A proposta é oferecer ferramentas práticas que ajudem os participantes a buscar uma colocação profissional ou empreender.
Segundo o superintendente de Trabalho e Renda, Luciano Barreto, essa parceria reforça o compromisso da gestão da prefeita Carla Caputi com a inclusão social e o fortalecimento das políticas públicas de empregabilidade. “Nossa meta é assegurar que todos tenham acesso às oportunidades, respeitando suas individualidades. Essa aliança com a Apae representa um passo essencial para ampliar as possibilidades das pessoas com deficiência em nosso município.”
Fonte: Prefeitura Municipal de São João da Barra