UBS Pet soma quase 5 mil atendimentos nos primeiros quatro meses de 2025

diario
Por diario
3 minutos de leitura

Primeira na região, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Pet, que presta atendimento gratuito a animais de pequeno porte, já contabilizou 4.898 atendimentos neste ano até o dia 24 de abril. Com uma média diária entre 60 e 70 consultas, a unidade oferece à população serviços veterinários acessíveis e de qualidade para cães e gatos.

A UBS Pet conta com quatro consultórios, sala de triagem, coleta, recepção e áreas técnicas, como atendimento para casos infectocontagiosos, expurgo e DML (Depósito de Material de Limpeza), além de setores administrativos. “Estruturamos a UBS Pet de forma completa, priorizando a qualidade no atendimento e a segurança tanto dos animais quanto dos profissionais. Dispomos de consultórios bem equipados e espaços específicos para casos infectocontagiosos, além de setores técnicos e administrativos que garantem o funcionamento da unidade”, explicou Marcelo Maeda, coordenador e responsável técnico da UBS Pet.

Entre os serviços prestados estão consultas clínicas, vacinação contra a raiva, curativos, administração de medicamentos e exames como radiografias. Segundo Maeda, o impacto da UBS Pet vai além dos atendimentos veterinários. “Ao oferecer atendimento gratuito e orientações sobre cuidados básicos, conseguimos atingir uma parte da população que dificilmente teria acesso a esses serviços. É uma forma preventiva de evitar problemas de saúde mais graves”, destacou.

Ainda conforme o coordenador, a UBS Pet representa uma importante integração com outras áreas da saúde pública. “A unidade é um ponto estratégico dentro da rede pública de saúde, principalmente por colaborar no controle de doenças transmissíveis entre animais e seres humanos. Além disso, estreita o vínculo entre a população e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promovendo mais segurança para todos”, completou Maeda.

O impacto positivo do serviço é reconhecido por usuários como a moradora do Parque Imperial, Carla Gomes, tutora da cachorrinha Maggie. “Levei a Maggie para uma consulta e para fazer um raio-X. Ela estava tossindo muito, parecia engasgada. O diagnóstico foi bronquite e gordura no fígado. O atendimento foi maravilhoso. Eu nem sabia que existia um serviço assim gratuito para nossos pets. Atendimento de alto nível, com médicos muito atenciosos e competentes”, relatou Carla.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia