Na manhã desta sexta-feira (25), a Prefeitura do Rio apresentou o plano operacional para receber cerca de 1,6 milhão de pessoas nas areias de Copacabana, na Zona Sul, durante o aguardado show gratuito da cantora Lady Gaga, no próximo dia 3 de maio.
A chamada Operação Lady Gaga terá início à meia-noite do dia 2 e seguirá até domingo (4), com interdições de acesso ao bairro, reforço na segurança e estrutura semelhante à adotada no histórico show da Madonna e no Réveillon carioca.

Durante coletiva de imprensa, foram detalhadas as medidas de segurança e organização: 78 torres de vigilância ao longo da orla, 18 câmeras com reconhecimento facial, 150 detectores de metais e grades de contenção nos acessos à praia. A Marinha também já iniciou a inspeção nas embarcações de turismo que estarão posicionadas diante do palco no mar.
O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar a região com 240 câmeras, sendo 106 só na Avenida Atlântica, além de 40 câmeras da produção e quatro drones. A Guarda Municipal atuará com 1.310 agentes, apoiados por 78 viaturas, 24 motos e 9 reboques. A Polícia Militar também terá presença em 16 pontos estratégicos, do Leme ao Arpoador.
O espetáculo principal está programado para as 21h45, mas a programação na praia começa antes, com DJs agitando o público a partir das 17h30. Após o show, outro DJ encerrará a noite. O palco está montado em frente ao Copacabana Palace, com 16 torres de som auxiliares distribuídas ao longo da orla e 550 banheiros químicos instalados.
Haverá três postos de atendimento médico (localizados nas proximidades da Princesa Isabel, Praça do Lido e República do Peru), além de ambulâncias posicionadas em seis pontos da orla. Postos de apoio social e atendimento à mulher também serão disponibilizados.
No sábado (3), a Avenida Atlântica será fechada ao trânsito às 7h, e a partir das 18h, os acessos ao bairro também estarão bloqueados — apenas ônibus e táxis poderão circular. Depois das 19h30, o acesso só será possível a pé ou via metrô. As estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo funcionarão ininterruptamente durante o evento.
A liberação das vias começa gradualmente a partir das 4h da manhã de domingo.
“Venham para o Rio!”, convidou Bernardo Fellows, presidente da Riotur. “A cidade está pronta e os hotéis ainda têm vagas disponíveis.”
Fonte: Estadão