Procissão Fluvial celebra domingo de homenagens a Nossa Senhora da Penha, em Atafona

diario
Por diario
4 minutos de leitura

A praia de Atafona viveu, neste domingo (27), mais um momento de grande emoção com a Procissão Fluvial em reverência a Nossa Senhora da Penha. A programação da festividade será encerrada nesta segunda-feira (28), feriado municipal em homenagem à copadroeira de São João da Barra, tendo como destaque a tradicional Procissão Terrestre pelas ruas do segundo distrito (confira a programação abaixo).

Durante o domingo, uma multidão de devotos acompanhou a chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha, que partiu em procissão do Santuário que leva seu nome, atravessando o bairro da Baixada até alcançar as embarcações que aguardavam para dar início ao tradicional cortejo pelas águas do Rio Paraíba do Sul.

O trajeto foi animado pela Banda União dos Operários e por romeiros, que acompanharam a Santa até sua partida fluvial. Após o retorno ao Santuário, houve a cerimônia de coroação da padroeira, com a participação de crianças da comunidade e artistas locais.

O presidente da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, Adyvan Pedra, destacou o significado desse momento de fé e renovação para a comunidade de Atafona, especialmente para os pescadores que enfeitaram suas embarcações para homenagear a padroeira.

“Levamos a imagem caminhando até o Cais do Demilton, de onde ela segue de barco até as ilhas do Pessanha e da Convivência, levando bênçãos aos pescadores”, explicou Adyvan.

Segundo ele, aproximadamente 30 embarcações participaram da procissão, lideradas pelo barco que transportava a imagem de Jesus Misericordioso. Todo o percurso fluvial foi acompanhado por equipes da Capitania dos Portos e da Defesa Civil de São João da Barra.

As embarcações participantes estavam devidamente equipadas com os itens de segurança exigidos pelas autoridades, respeitando também o limite de passageiros estabelecido. A organização da procissão ficou a cargo da Paróquia São João Batista e da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, com o apoio da Prefeitura de São João da Barra.

Adyvan ressaltou que, nesta segunda-feira, a programação religiosa continua intensa, com a Missa Campal pela manhã e a tradicional Procissão Terrestre ao final da tarde, atraindo milhares de fiéis.

“A expectativa é reunir mais de 20 mil devotos, vindos não apenas de São João da Barra, mas de toda a região, contando ainda com a presença de autoridades religiosas, civis e militares. É o ponto alto dessa manifestação de fé, considerada a maior expressão religiosa do interior do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou.

A apresentação da banda católica Vida Reluz está mantida para esta segunda-feira, mas outros shows musicais foram cancelados por decisão da Diocese de Campos e da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, devido ao falecimento do Papa Francisco, ocorrido na última segunda-feira (21).

Algumas brincadeiras tradicionais e o leilão da festa foram liberados neste domingo e segunda-feira, após avaliação da organização e autorização da Diocese.

Fonte: Prefeitura Municipal de São João da Barra

Compartilhe essa notícia