Operação contra pesca irregular em Niterói resulta na apreensão de quase 500kg de pescado

diario
Por diario
1 minutos de leitura

Durante esta semana, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vinculado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, apreendeu aproximadamente 500 quilos de pescado em uma ação de combate à pesca ilegal na Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, localizada em Niterói, na Região Metropolitana.

Na operação, os fiscais identificaram duas embarcações operando dentro de uma área de proteção ambiental. Uma delas foi interceptada e apreendida, contendo uma grande quantidade de peixes, entre eles uma raia-viola — espécie considerada ameaçada de extinção. A outra embarcação conseguiu escapar.

Os infratores utilizavam uma rede de cerca de 400 metros de extensão para realizar a captura dos animais de forma irregular. O proprietário do barco foi conduzido pelas autoridades e liberado após pagamento de fiança. Ele foi autuado pelo Inea, e a penalidade aplicada pode chegar a R$ 100 mil.

Os peixes apreendidos passaram por avaliação de um médico veterinário e, em seguida, foram destinados a comunidades locais por meio de doação.

Fonte: Jornal Diário do Rio

Compartilhe essa notícia