Inscrições abertas até quarta-feira para Formação de Integração das Redes do CNCA, promovida pela FGV

diario
Por diario
3 minutos de leitura

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está convidando os profissionais da rede municipal de ensino a participarem da Formação de Integração das Redes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), oferecida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2025. Essa formação integra um conjunto de iniciativas voltadas para o aprimoramento da prática docente, da gestão escolar e do processo de ensino e aprendizagem em âmbito estadual. A ação faz parte da parceria entre o CNCA, o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Estadual de Educação e as Secretarias Municipais de Educação do estado do Rio de Janeiro.

Segundo o secretário de Educação, Marcelo Feres, as inscrições devem ser feitas online, [AQUI], até quarta-feira (9). Para dúvidas ou informações adicionais, os educadores podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

A capacitação será realizada em modelo híbrido, mesclando atividades presenciais e online, e contará com certificação emitida pela FGV. Estão aptos a participar diretores, vices-diretores, professores do 1º ao 5º ano, pedagogos e professores de Suporte Pedagógico das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, além da equipe técnica da Seduct.

“Essa é mais uma excelente oportunidade de qualificação profissional e fortalecimento da nossa rede de ensino. Na etapa a distância, serão 64 horas de formação, com aulas ao vivo e gravadas, materiais didáticos e atividades na plataforma Moodle (FGV). Já na fase presencial, a carga horária será de 32 horas, a partir de agosto de 2025, com cronograma definido pelo município”, explicou Marcelo.

O CNCA foi criado por meio do Decreto Federal 11.556/23 e tem como finalidade unir os esforços dos governos federal, estadual e municipal para garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Além disso, o programa busca recuperar as aprendizagens de alunos do 3º ao 5º ano que tiveram o processo de alfabetização prejudicado pela pandemia de Covid-19.

Diversas iniciativas integram o Compromisso, como o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), que tem como objetivo oferecer formação continuada aos profissionais da Educação Infantil, com foco no desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita. A proposta é proporcionar suporte teórico e metodológico aos educadores para que possam promover práticas pedagógicas que ampliem as vivências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as características da primeira infância e compreendendo a leitura e a escrita como práticas sociais inseridas nas interações e brincadeiras cotidianas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia