As fortes chuvas que começaram na sexta-feira (4/4) e persistem neste sábado (5/4) provocaram o transbordamento dos rios Japuíba e Caputera, em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense.
Até agora, 115 pessoas ficaram desalojadas no município. Em um intervalo de 48 horas, o volume de chuva chegou a 270 milímetros, ocasionando também o extravasamento de outros cursos d’água.

Em Mambucaba, equipes da prefeitura estão utilizando botes para retirar moradores de áreas alagadas. A rodovia Rio-Santos precisou ser parcialmente interditada. Sirenes de emergência foram acionadas em 37 bairros, e 30 pontos de apoio foram disponibilizados para a população. Até o momento, não há registro de feridos.
A Defesa Civil Estadual mantém o alerta de risco muito elevado para deslizamentos de terra e alagamentos em Angra dos Reis.
Também há alerta máximo para inundações no município do Rio de Janeiro, bem como em Duque de Caxias e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e em Rio das Ostras, na Baixada Litorânea.
Além disso, as demais regiões do estado estão em estado de atenção, com risco moderado a alto para alagamentos e deslizamentos.
Estado de atenção
De acordo com a Defesa Civil, a atuação de uma frente fria tem causado instabilidade no tempo desde sexta-feira. A previsão continua apontando para pancadas de chuva moderadas a fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento em diversas localidades do estado.
As chuvas também causaram a interdição da BR-040, em Duque de Caxias, sentido Petrópolis, na manhã deste sábado, por volta das 9h30.
Na cidade de Petrópolis, sirenes de emergência foram acionadas em pelo menos quatro comunidades, orientando moradores a deixarem suas casas e se dirigirem a pontos de apoio. Alertas por SMS também foram enviados. Há possibilidade de alagamentos em vias importantes da cidade.
Em Teresópolis, município vizinho, três moradores precisaram sair de suas residências. Foram abertos abrigos e equipes da Defesa Civil percorrem bairros para monitoramento.
Na capital, sirenes foram ativadas em três comunidades da Tijuca, na zona norte, após o acumulado de chuva ultrapassar 100 mm. Foram registrados dois deslizamentos de terra e um desabamento, todos sem vítimas.
Fonte: Correio Braziliense