Campanha de Vacinação contra a Influenza tem início nesta segunda-feira para grupos prioritários em Campos

diario
Por diario
4 minutos de leitura

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão prontas para dar início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza de 2025, que começa nesta segunda-feira (7) em 39 unidades de vacinação espalhadas pelo município, além do Vacina Drive, que atenderá exclusivamente seu público específico. A campanha será realizada em uma única fase e voltada aos grupos prioritários, abrangendo tanto o público da rotina quanto os integrantes do grupo especial. O Dia D da Mobilização será promovido no dia 10 de maio.

A cerimônia oficial de abertura da campanha acontecerá às 10h, no Centro Municipal de Imunização, localizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Gil de Góis, nº 157, no Centro. A estimativa é de que a campanha atenda cerca de 198.013 pessoas dentro dos grupos prioritários. Os locais e horários de atendimento estão listados ao final do texto.

“A campanha terá início em 7 de abril, justamente no momento das alterações climáticas. Por isso, orientamos todo o público-alvo a buscar rapidamente as Unidades Básicas de Saúde. Recebemos uma remessa inicial de 13.800 doses da vacina e esperamos que elas se esgotem até o final da próxima semana, pois quanto antes a pessoa for imunizada, mais cedo estará protegida para enfrentar o período de frente fria e as variações do tempo”, ressaltou o subsecretário geral de Saúde, Bruno Gonçalves.

A meta deste ano é alcançar 90% de cobertura vacinal entre os integrantes do grupo de rotina, formado por crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos com 60 anos ou mais — somando 136.837 pessoas.

O grupo especial, estimado em 61.176 indivíduos, terá a cobertura medida por doses aplicadas, sendo necessário atingir 100% de imunização. Esse grupo inclui profissionais dos Correios, trabalhadores da saúde, puérperas (até 45 dias após o parto), professores da educação básica e superior, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, membros das Forças Armadas e de Segurança, indivíduos com doenças crônicas ou condições clínicas especiais (sem limite de idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo rodoviário urbano e interestadual, trabalhadores portuários, população carcerária, agentes do sistema prisional, além de adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão do SUS, caderneta de vacinação e comprovante de inclusão no grupo prioritário — como documento funcional para categorias profissionais e laudo médico para condições clínicas específicas.

POSTOS DE VACINAÇÃO COM HORÁRIOS DIFERENCIADOS:

  • Centro Municipal de Imunização
    Segunda a sexta – 8h às 20h
    Sábados, domingos e feriados – 8h às 17h
  • Vacina Drive
    Segunda a sexta – 8h às 17h
    (Atendimento exclusivo com agendamento para idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida)
  • CRIE – Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais
    Segunda a sexta – 8h às 18h

POSTOS DE VACINAÇÃO – DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H30 ÀS 16H:

  • Centro Saúde de Guarus
  • Clínica da Criança
  • Clube da Terceira Idade
  • Hospital São José
  • Policlínica da Tapera
  • UBS e UBSF (diversas unidades): Baleeira, Aldeia, Carvão, Conselheiro Josino, Custodópolis, Dores de Macabu, Eldorado, Félix Miranda, IPS, Jamil Ábido, Lagamar/Farol de São Tomé, Lagoa de Cima, Morro do Coco, Palmares, Parque Imperial, Parque Prazeres, Parque Rodoviário, Patronato São José, Penha, Poço Gordo, Ponta da Lama, Quilombo, Rio Branco, Santa Cruz, Santa Maria, Saturnino Braga, Sentinela do Imbé, Tocos, Turf Club, Venda Nova
  • UPHs: Travessão e Ururaí

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia