A Prefeitura de Campos, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), segue convocando os operadores de transporte coletivo para a vistoria obrigatória de 2025. O processo inclui veículos do Serviço de Transporte Coletivo de Passageiros (ônibus), Transporte Escolar, Serviço de Transporte Alimentador de Passageiros (vans) e Serviço de Táxi, seguindo um calendário baseado no último dígito da placa.
Nesta semana, a vistoria para veículos com placas terminadas em 0, 1 e 2 estava prevista para ser concluída, mas devido ao ponto facultativo pelos 190 anos de Campos, na sexta-feira (28), o prazo foi estendido até segunda-feira (31).

Entre os profissionais que apoiam a exigência está o taxista Guilherme Santana. “É importante cobrar quando necessário, mas também temos que cumprir nossa parte. A vistoria garante segurança tanto para os motoristas quanto para os passageiros”, afirmou Guilherme, que atua no setor há oito anos e sempre realiza o procedimento dentro do prazo.
Com um ano de experiência como taxista, Ronald Junior também reforça a importância da vistoria. “Estar com o veículo regularizado traz mais tranquilidade e permite oferecer um serviço mais seguro e confortável aos passageiros”, destacou.
Calendário de Vistoria segue até julho
- Placas terminadas em 3 e 4: prazo até 30 de maio.
- Placas terminadas em 5 e 6: prazo até 30 de junho.
- Placas terminadas em 7, 8 e 9: prazo até 31 de julho.
A circulação de veículos sem o Certificado de Vistoria ou com documentação vencida pode resultar em penalidades para os operadores.
O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, explica que o agendamento deve ser feito por meio de requerimento protocolado no IMTT, na Rua Barão da Lagoa Dourada, 197, Centro. Após a inspeção e aprovação do veículo pela Divisão de Fiscalização, o certificado e o selo de vistoria serão emitidos, devendo este último ser fixado no para-brisa do veículo.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes