Na última quinta-feira (13), o Sítio Agrícola de Casimiro de Abreu recebeu a visita da mestranda Ariadne Jourdan Fayao, acompanhada de seu coorientador, professor Leandro Chevitarese, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
A visita teve como principal objetivo aprofundar pesquisas sobre ética ambiental e comparar projetos de manejo sustentável na agricultura entre Brasil e Japão. Residente no Japão, Ariadne está cursando mestrado na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio.

Os programas Jovem Agricultor Orgânico e Paisagista Mirim, desenvolvidos pela Prefeitura de Casimiro de Abreu, foram escolhidos como estudo de caso por serem referência na área da agrofloresta e práticas sustentáveis.
A iniciativa se destaca pela adoção de métodos inovadores e alinhados à preservação ambiental e segurança alimentar. A pesquisa de Ariadne tem como foco comparar as técnicas aplicadas no Sítio Agrícola com dados de um projeto similar desenvolvido pela Prefeitura de Machida, no Japão.
A troca de experiências entre diferentes culturas fortalece a busca por soluções agrícolas mais eficientes e sustentáveis, promovendo um intercâmbio valioso entre as nações.
“Nós, da Fundação Municipal Casimiro de Abreu, nos sentimos honrados em colaborar com centros de pesquisa de renome. Nosso compromisso é divulgar os resultados obtidos por meio dos projetos desenvolvidos no Sítio Agrícola”, destacou Lidiane Lima, agrônoma da FMCA e coordenadora dos programas Jovem Agricultor Orgânico e Paisagista Mirim.
Fonte: Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu