Secretário de Educação se reúne com representantes do SEPE

diario
Por diario
3 minutos de leitura

O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, se reuniu na última quarta-feira (12) com representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEPE) na sede da secretaria. Durante o encontro, foram discutidas as ações implementadas pelo governo municipal para aprimorar a qualidade do ensino público. O gerente do Departamento de Infraestrutura, Francisco Eduardo, também esteve presente.

Marcelo destacou que, para 2025, pretende adotar um modelo de gestão descentralizada, com a criação de diretorias regionais ligadas à Secretaria de Educação. O objetivo é agilizar a manutenção das unidades escolares e otimizar o acompanhamento das necessidades estruturais.

“Diferente das nove regiões educacionais já criadas, que focam na parte pedagógica, queremos implantar diretorias regionais para que servidores atuem como gerentes em diferentes áreas da cidade, acompanhando de perto a manutenção, obras e ampliações das escolas e creches, desempenhando um papel de mediação entre as unidades e a secretaria”, explicou o secretário.

Medidas para amenizar o calor nas escolas

Para reduzir o impacto das altas temperaturas registradas recentemente, a secretaria adquiriu cerca de 2.500 novos ventiladores, que serão entregues nos próximos dias. Entre 2022 e 2024, já foram distribuídos 2.750 ventiladores e aproximadamente 800 aparelhos de ar-condicionado para as unidades de ensino.

Além disso, está sendo realizado um mutirão de manutenção dos equipamentos já existentes. Nos últimos dias, 17 escolas e creches tiveram 35 ventiladores consertados.

“As novas unidades em construção, sejam em alvenaria ou estrutura modular, já estão sendo projetadas com climatização. Em algumas escolas que receberam ar-condicionado, os aparelhos ainda não foram instalados porque aguardamos a Enel ampliar a carga elétrica nesses locais”, acrescentou Marcelo.

Manutenção e aquisição de peças

Para acelerar os reparos, a secretaria adquiriu peças de reposição com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), permitindo que as próprias unidades façam a manutenção. Segundo os técnicos responsáveis, os custos médios das peças variam entre R$ 50 e R$ 100, e podem ser adquiridos com os valores repassados pelo programa.

As unidades interessadas em realizar os reparos podem entrar em contato com a equipe de manutenção e agendar o serviço pelo telefone: (22) 98131-0561.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia