O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, se reuniu na manhã desta quarta-feira (26) com gestores de escolas e creches municipais no auditório da Fundação Municipal de Esportes (FME). O encontro teve como propósito dar as boas-vindas e alinhar estratégias para o ano letivo de 2025. Durante a reunião, o secretário apresentou as principais novidades, como o programa Escola das Adolescências, a nova legislação que restringe o uso de celulares em sala de aula, o projeto Escolas Conectadas e a ampliação das aulas em tempo integral, que já ocorrem em 80 creches e 14 escolas da rede municipal, entre outras iniciativas.
“O currículo das creches exige um olhar atento, pois é o início da jornada na Educação Infantil. A educação em tempo integral ainda está em fase de estruturação, e muitos pais questionam sua importância por não compreenderem os benefícios de manter os filhos na escola durante todo o dia. Estamos vivendo um momento de recomposição da aprendizagem, o que representa um grande desafio. Por isso, esse encontro é essencial, para que possamos compartilhar experiências, discutir avanços e aprimorar a qualidade do ensino. Nosso compromisso é garantir o melhor para o aprendizado dos nossos alunos”, destacou Marcelo Feres.
PARTIU IFF: Programa amplia acesso de alunos da rede pública ao Instituto Federal
Durante a reunião, também foi apresentado o Programa Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades no Acesso à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Partiu IFF.


A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão do Instituto Federal Fluminense (IFF), Simone Vasconcelos, destacou a relevância do projeto-piloto, que oferecerá 40 vagas para o campus Centro e 40 para o campus Guarus. A seleção dos participantes será feita por meio de sorteio.
O programa é voltado para estudantes que cursaram do 1º ao 9º ano em escolas públicas. Os selecionados terão reforço escolar em Português, Matemática e Ciências, com aulas ministradas duas vezes por semana. Além disso, cada aluno receberá um auxílio de R$ 200 para alimentação.
“Nosso objetivo é preparar os alunos da rede pública, especialmente do 9º ano, para que possam ingressar nos cursos técnicos do IFF. Queremos alcançar estudantes em situação de maior vulnerabilidade, aqueles que, muitas vezes, nem sabem que o IFF é gratuito e acessível a todos. Sabemos que o processo seletivo exige preparação, e nossa intenção é oferecer esse suporte para que mais jovens tenham a oportunidade de ingressar na nossa instituição”, explicou Simone Vasconcelos.
APROVAÇÃO

A gestora da Creche Escola Nadir Pereira Gomes, em Rio Preto, Laís Rodrigues Constantino Lima de Souza, acredita que esses encontros são essenciais para iniciar o ano letivo com mais confiança.
“A cada ano surgem novos desafios, e esse apoio nos capacita a tirar dúvidas tanto nas unidades quanto em relação às famílias, permitindo que possamos trabalhar de maneira alinhada, nos aproximando cada vez mais do sucesso desejado”, afirmou Laís.
A gestora da Creche Escola Conceição do Imbé, Michele dos Santos Costa, também ressaltou a importância dos encontros para que todos conheçam os projetos da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).
“A troca de informações é fundamental. Isso nos auxilia imensamente”, acrescentou Michele.
A gestora da Escola Municipal Conceição do Imbé, Edileia Gomes da Rocha, também elogiou o encontro.
“As orientações são sempre muito valiosas para nós. Essas reuniões são sempre muito úteis e relevantes”, concluiu Edileia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes