A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou, nesta terça-feira (11), a segunda convocação dos professores substitutos do processo seletivo simplificado. A convocação pode ser consultada AQUI, no Diário Oficial. Trata-se do edital Nº 04/2024, que visa à contratação temporária de Professor II – 25 horas e Professor I – 20 horas. Foram chamados 428 docentes, sendo 186 para o cargo de Professor II – 25 horas e 42 para Professor I – 20 horas, para substituir candidatos desistentes ou inapto na 1ª Convocação; além de 150 professores II – 25 horas e 50 professores I – 20 horas, para substituir os profissionais de Apoio Pedagógico emergenciais em exercício.
Segundo o secretário da pasta, Marcelo Feres, na primeira convocação foram chamados 328 professores II – 25 horas e 78 professores I – 20 horas. “O objetivo é suprir as faltas de profissionais que estão aguardando aposentadoria, licença maternidade ou médica, readaptação temporária ou com carga horária reduzida para acompanhar filhos com problemas de saúde, por exemplo”, explicou Marcelo.

Ele também destacou que há a previsão de ampliação das turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental para o ano letivo de 2025. Além disso, em dezembro de 2024 e em fevereiro deste ano, os contratos referentes ao Edital nº 10/2022 foram finalizados, gerando novas demandas.
De acordo com a diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra, os convocados deverão se apresentar à Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, às 9h, conforme cronograma abaixo. “Eles deverão apresentar a documentação exigida na portaria e passar por exame médico admissional, que é a etapa que antecede a assinatura do contrato de trabalho e a ocupação das vagas temporárias nas unidades”, informou.
Embora a Prefeitura esteja tomando as providências para a realização do concurso público em breve, não é possível dispensar esse novo processo seletivo. Foram construídas novas unidades, ampliada a oferta de vagas nas escolas e creches, e não há mais candidatos disponíveis do último processo seletivo para convocação, ou seja, todos já foram chamados. Essa medida visa assegurar que nenhum aluno fique sem professor e sem aula.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes