Saúde expande a oferta de medicamento para tratamento de anemia

diario
Por diario
4 minutos de leitura

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (SUBAPS) e da Subsecretaria de Regulação em Saúde, está ampliando os pontos de atendimento ambulatorial para a administração do medicamento endovenoso destinado ao tratamento da anemia: o sacarato de hidróxido férrico. Para a implementação deste novo fluxo, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de referência passaram por uma capacitação em fevereiro.

O novo esquema de atendimento começa a ser adotado a partir desta quarta-feira (12). As novas unidades de referência para a aplicação do medicamento incluem as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Penha, Jockey Club, Parque Aurora, Custodópolis e Morro do Coco, além das Policlínicas da Tapera e Baixa Grande.

As Unidades Pré-hospitalares (UPHs) de Travessão, Farol de São Tomé e a Clínica da Criança (para pacientes menores de 11 anos) também passam a oferecer o serviço, além do Hospital São José. Já o Hemocentro Regional de Campos continuará atendendo exclusivamente pacientes oncológicos, hemofílicos e leucêmicos.

O atendimento nas UBSFs, Policlínicas e UPHs será realizado mediante agendamento presencial, com a recomendação de que os pacientes se dirijam à unidade mais próxima de sua residência.

“Ao longo das reuniões, definimos que o atendimento será realizado com base na territorialidade de cada paciente, visando facilitar o acesso à população e evitar sobrecarga nas unidades”, explica Bruna Vassimon, diretora das UPHs.

ACESSO AO SERVIÇO

Inicialmente, cada unidade disponibilizará cinco vagas diárias, com as aplicações ocorrendo nas segundas, quartas e sextas-feiras. Contudo, dependendo da demanda, esses dias poderão ser expandidos. Para acessar o serviço, o paciente deverá se dirigir à unidade mais próxima com a prescrição médica, o medicamento e seus documentos pessoais.

“Aqueles que necessitarem de reposição de ferritina passarão por avaliação e consulta de enfermagem, com monitoramento durante a administração do medicamento e observação por 30 minutos após a aplicação. O acompanhamento da evolução também será realizado, uma vez que, dependendo da prescrição, o paciente pode necessitar de mais de uma aplicação”, detalha Carla Samira, enfermeira da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde.

A enfermeira da Estratégia e Saúde da Família (ESF) Bia Mayerhoffer explica que o sacarato de hidróxido férrico é indicado para o tratamento de pacientes com anemia por deficiência de ferro. Ele já era administrado por meio da rede secundária de saúde de forma rotineira e, agora, está sendo ampliado para a rede primária, que é a Atenção Primária à Saúde.

“A deficiência de ferro tratada com a aplicação endovenosa, que, no caso, é a que estamos fazendo agora, diretamente na veia, são para casos de anemia que não responde com tratamento oral ou em caso de muita perda sanguínea, pós-cirúrgico, pós-parto ou mesmo anemias ferro ativas mais intensas”, explica a enfermeira. Ela salienta que o aumento da demanda pela administração deste medicamento pode estar associado à carência de alimentação e, consequentemente, ao aumento da população com deficiências nutricionais.

EDUCAÇÃO CONTINUADA

Para a ampliação do serviço, foram realizadas diversas reuniões e também a capacitação dos profissionais de saúde que atuam nas unidades. O último encontro aconteceu no dia 20 de fevereiro, no auditório do Conselho Municipal de Saúde e teve apoio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia