Quissamã realiza primeiro mutirão de cirurgia de catarata em 2025

diario
Por diario
3 minutos de leitura

Quissamã avançou na área da saúde neste sábado (22) com a realização do primeiro mutirão de cirurgia de catarata de 2025, no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus. Ao todo, 30 pacientes passaram pelo procedimento cirúrgico, enquanto outros seis receberam aplicação de injeção intravítrea. A iniciativa, que contou com a presença do prefeito Marcelo Batista e da vice-prefeita Sabrine Pereira, tem o objetivo de oferecer atendimento especializado sem que os moradores precisem se deslocar para outras cidades. Além disso, todos os pacientes receberam óculos adequados para o pós-operatório.

Entre os beneficiados estava dona Ismênia da Paz Paula Silva, de 91 anos, que operou o olho direito. Acompanhado da mãe, seu filho, Ronaldo de Souza e Silva, elogiou a comodidade de poder realizar o procedimento no próprio município.

“É uma satisfação enorme poder estar ao lado da minha mãe sem precisar viajar para longe. Ela adora assistir TV e bordar, e tenho certeza de que, com essa cirurgia, sua qualidade de vida vai melhorar muito”, destacou Ronaldo.

O prefeito Marcelo Batista enfatizou a importância do mutirão para os moradores da cidade:

“Estamos garantindo um atendimento de saúde de qualidade, próximo da população. Realizar essas cirurgias em Quissamã proporciona mais conforto aos pacientes, evitando que precisem se deslocar para Niterói ou Rio de Janeiro para tratar da catarata”, afirmou.

A vice-prefeita e secretária de Saúde, Sabrine Pereira, reforçou os benefícios do serviço, que agora inclui cirurgia e acompanhamento pós-operatório no próprio município:

“Até 2023, nossos moradores precisavam se deslocar para Niterói ou Rio de Janeiro para realizar a cirurgia e ainda retornar para essas cidades para a revisão. Trouxemos todo esse atendimento para o município, o que é uma grande conquista para a saúde da nossa população”, disse Sabrine, acrescentando que a revisão da cirurgia acontece ainda neste sábado, no Centro de Especialidades.

Desde que o serviço foi implantado em Quissamã, em outubro de 2023, mais de 300 pacientes foram beneficiados com cirurgias de catarata, pterígio e aplicação de injeção intravítrea.

Fonte: Prefeitura Municipal de Quissamã

Compartilhe essa notícia