Proibição de Tráfego de Caminhões Acima de 4 Eixos nas Vias Urbanas Começa nesta Segunda-feira

diario
Por diario
3 minutos de leitura

A partir desta segunda-feira (10), caminhões com mais de 4 eixos não poderão mais circular pelas ruas do município. A medida, que foi reeditada através da Portaria nº 21/2025, publicada no Diário Oficial em 27 de fevereiro, tem como objetivo garantir a segurança no trânsito, melhorar a fluidez e reduzir o desgaste das vias. Puntos de bloqueio serão instalados, com agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) orientando os motoristas que tentarem acessar as ruas urbanas. As demais vias serão monitoradas pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO).

De acordo com a portaria, a restrição não se aplica aos veículos que prestam serviços de entrega a estabelecimentos comerciais na cidade. Os caminhões de carga que excederem os limites de peso e dimensões definidos pelo Contran deverão obter uma Autorização Especial de Trânsito (AET), emitida pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). Situações excepcionais também passarão por uma análise técnica detalhada pelo órgão responsável.

Veículos de carga rígidos ou articulados com mais de 4 eixos destinados ao Porto do Açu deverão seguir o trajeto pela BR 356, sentido BR 101, Avenida Presidente Kennedy (Jockey Clube), RJ 216, até o trevo de Donana, depois pela RJ 238 (Estrada dos Ceramistas) até a BR 101. Ao acessar a cidade pela BR 101 no sentido da BR 356, o percurso deverá ser feito no sentido contrário.

O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, informou que havia um compromisso do Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) para acelerar as obras na RJ 238, também conhecida como Estrada dos Ceramistas, e iniciar a recuperação das vias afetadas pelo aumento no tráfego de caminhões com mais de 4 eixos.

“Campos retorna à normalidade após o Carnaval, e não podemos permitir que esse volume de veículos transite pelas ruas da cidade. Por isso, reeditamos a portaria. Informamos o DER sobre essa medida no dia 19 de fevereiro e pedimos o início imediato das obras de recuperação das vias”, destacou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.

Compartilhe essa notícia