O Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é uma referência no atendimento a pessoas com lesões cutâneas de diversas origens e diabéticos em acompanhamento. O centro oferece atendimentos gratuitos e de demanda livre, contando com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, formada por médicos especialistas, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e outros profissionais.
O programa de Lesões Cutâneas e Pé Diabético integra o programa Hiperdia da SMS, com a coordenação geral do médico Elias Yunes. Marilzete Almeida Teles, coordenadora de enfermagem do centro, destaca a relevância do serviço, que proporciona atendimento rápido e eficiente para pacientes com pé diabético.

“O serviço é extremamente importante, pois é um programa de portas abertas que atende casos emergenciais. Quando um paciente diabético chega com infecção no pé, nós oferecemos acolhimento imediato, encaminhamos para o médico e, em muitos casos, conseguimos interná-lo no mesmo dia. Essa agilidade tem evitado muitas amputações e melhorado a qualidade de vida dos nossos pacientes”, explicou Marilzete, que está há 25 anos no Programa Pé Diabético e é uma das suas fundadoras.
O centro também realiza diversas ações educativas para os pacientes. Às quartas-feiras, a nutricionista Yamara Martins organiza atividades para esclarecer dúvidas e oferecer orientações sobre alimentação saudável. Já as quintas-feiras são reservadas para palestras em parceria com o Programa de Combate ao Tabagismo, visto que muitos dos pacientes atendidos são fumantes ou ex-fumantes.
Em novembro, o centro promoveu uma ação especial em comemoração ao Dia Mundial da Diabetes, celebrado em 14 de novembro. O evento, realizado das 9h às 14h, teve o objetivo de informar e conscientizar os pacientes sobre a prevenção, os riscos e os cuidados necessários para o manejo adequado do pé diabético, uma complicação comum entre os diabéticos.
O atendimento no Centro de Referência é descrito de maneira positiva por pacientes e seus familiares. Genilza Fernandes, de 69 anos, relata sua experiência. “Eu sou atendida há mais de dois anos e o atendimento é maravilhoso. Sempre fui muito bem tratada e só tenho a agradecer. O atendimento é excelente”, destacou Genilza.
Weberson de Souza, filho da paciente Cláudia Helena de Souza, também elogia os serviços prestados. “Sempre acompanho a minha mãe, e o atendimento é 100% satisfatório. Não tenho o que questionar, o tratamento é ótimo para todos nós”, disse Weberson, que também já foi atendido pela equipe do programa.
A estrutura do centro, que funciona das 7h às 17h, na rua Salvador Corrêa, número 146, conta com salas especializadas, além de um atendimento integrado com profissionais como endocrinologistas, angiologistas, ortopedistas e cardiologistas. “A equipe trabalha com paixão para oferecer um atendimento eficiente e acolhedor. Temos todos os recursos que os pacientes precisam, desde o atendimento especializado até o acompanhamento social quando necessário”, acrescentou a coordenadora Bianca Areas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes