Pacientes com tuberculose no município têm acesso a benefícios

diario
Por diario
3 minutos de leitura

Pacientes em tratamento para tuberculose no município têm direito a benefícios, como vale alimentação. Eles recebem um cartão que assegura um auxílio mensal de R$ 250, condicionado ao uso correto da medicação e à frequência nas consultas. Este benefício, oferecido pelo Estado, é contínuo, desde que o paciente siga as orientações médicas. Em Campos, até 20 de dezembro do ano passado, foram entregues 232 cartões.

A subsecretária de Saúde, Bruna Araújo, explicou que, após o diagnóstico confirmado da doença, os pacientes são notificados e registrados no sistema, que visa garantir a segurança alimentar durante o tratamento. Eles devem manter uma dieta balanceada e seguir rigorosamente o tratamento indicado.

“Pacientes com suspeita da doença podem procurar atendimento, que agora também é oferecido de forma descentralizada em várias unidades de saúde. Os documentos necessários para a adesão ao benefício são encaminhados para o Programa de Controle da Tuberculose, ou o paciente pode se dirigir pessoalmente ao local, onde será assistido pela assistente social”, detalhou Bruna, acrescentando que o cartão é fornecido em até 10 dias, após a confirmação do uso da medicação e do comparecimento às consultas agendadas.

TUBERCULOSE – A tuberculose é uma enfermidade provocada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta diversos órgãos do corpo, sendo os pulmões os mais comprometidos (80%). A transmissão ocorre pelo ar quando o paciente tosse ou espirra. O risco de contágio é maior em locais com grande concentração de pessoas. Após duas semanas de tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença.

O tratamento dura cerca de seis meses e deve ser feito sem interrupção, com a medicação sendo completamente gratuita. Os pacientes em tratamento recebem suporte social e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. O programa funciona no Centro de Referência Augusto Guimarães, situado na Estrada de Santa Rosa s/nº, Parque Santa Clara, ao lado do Hospital Geral de Guarus (HGG), das 7h às 17h. Para mais informações, o centro disponibiliza o número de telefone institucional: (22) 98173-0179.

As unidades de saúde que também atendem pacientes com tuberculose são: Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Aldeia; UBSF Santa Helena; UBSF IPS; UBSF Conselheiro Josino; UBSF Santa Cruz; UBSF Jamil Ábido; UBSF Saturnino Braga; UBSF Penha; UBSF Imperial; Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP); Programa Consultório na Rua, além das unidades prisionais (Carlos Tinoco da Fonseca, Dalton Crespo de Castro e Presídio Feminino Nilza da Silva Santos), através da equipe do programa de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia