Na manhã desta sexta-feira, um ônibus foi sequestrado na Avenida Brasil, nas proximidades de Benfica, na Zona Norte do Rio. Durante a abordagem, cerca de 70 passageiros estavam a bordo. O criminoso foi preso na Avenida General Justos, nas imediações do Aeroporto Santos Dumont, no Centro.

Segundo a Polícia Militar, Jefferson Luiz dos Santos Claudino Martins, de 37 anos, estava portando um simulacro de arma e, ao tomar o controle do veículo, ordenou que o motorista da linha 378 (Marechal Hermes x Castelo) se dirigisse até o Centro do Rio.

“O criminoso informou que queria chegar ao Morro do São Carlos, na Leopoldina, e que não permitiria que ninguém parasse. Eu segui a rota, mas os passageiros entraram em pânico quando a rota foi alterada. Ele mostrou a arma e ameaçou atirar se eu parasse, dizendo que ia matar alguém e perguntou se eu tinha filhos. Eu fiquei em pânico”, contou o motorista do ônibus.

Ainda de acordo com a PM, agentes que estavam no Terminal Gentileza, onde alguns passageiros haviam descido, perceberam a situação e iniciaram a perseguição ao veículo.
Na Avenida General Justos, os policiais cercaram o ônibus e o criminoso tentou fugir a pé, mas foi detido por policiais da UPP da Providência.
“Eu segui pelo túnel e ele ameaçou que, se eu parasse, haveria um massacre. Falei a ele que no final do túnel havia uma viela e sugeri que ele pulasse. Quando ele fez isso, a PM o capturou. Alguns passageiros provavelmente alertaram os policiais no Terminal Gentileza”, explicou o motorista.
Roubos a Passageiros
De acordo com uma das passageiras, o criminoso roubou vários objetos dos passageiros, e uma mulher chegou a passar mal durante o incidente.
“Ele levou tudo o que pôde: celulares, dinheiro e até um cordão de uma garota. A mulher passou mal e todos estavam em pânico. Estávamos com medo de ele atirar no motorista. Eu tenho três filhos e rezei muito para que o motorista mantivesse a calma. Se não fosse por isso, a situação poderia ter sido ainda pior. Não sabíamos se a arma era verdadeira ou falsa, mas, muitas vezes, pensamos que é de verdade”, relatou uma das vítimas.
Assaltos em ônibus frescão
Na quinta-feira (13), 47 passageiros em um ônibus frescão também foram vítimas de um assalto na Avenida Brasil, na Zona Norte. De acordo com as vítimas, os criminosos dispararam tiros para o alto.
O ônibus da linha 134B, que fazia o trajeto de Nova Iguaçu para Vila Isabel, foi atacado por criminosos, um dos quais entrou no veículo e anunciou o roubo. Em seguida, ele obrigou o motorista a abrir a porta para o comparsa, e a dupla começou a roubar os passageiros.
Em determinado momento, um dos criminosos disparou para o alto, apressando os passageiros a entregarem seus pertences. Uma das vítimas foi pisoteada e agredida durante o assalto. Após o roubo, os assaltantes desceram na Cidade Alta e fugiram.
Bandidos armados roubam motoristas na Linha Vermelha
Na madrugada desta sexta-feira (14), motoristas que transitavam pela Linha Vermelha, no Complexo da Maré, viveram momentos de terror. Armados, criminosos bloquearam a via, no sentido Centro, para roubar os motoristas.

O incidente ocorreu por volta das 4h. Algumas pessoas conseguiram gravar o momento em que os motoristas, temendo o arrastão, voltaram na contramão para tentar escapar dos assaltantes.

A Polícia Militar foi acionada, mas ainda não forneceu informações sobre a ocorrência. O local é patrulhado pelo Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE).
Fonte: G1