Após um período de cerca de 15 dias de migração, o novo portal de gestão do Cadastro Único estará disponível para os operadores do sistema a partir da próxima segunda-feira (17). Com isso, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, retomará, nesta sexta-feira (14), o agendamento para inclusão e atualização do CadÚnico.
Os usuários atendidos pelos 15 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município poderão agendar dia e horário para o atendimento por meio da plataforma www.socialcampos.com.br. As vagas estarão disponíveis a partir das 9h.

Mudanças no CadÚnico
A atualização do sistema atende a uma determinação do Governo Federal. Com o novo portal, o preenchimento das informações das famílias será automatizado, reduzindo erros e tornando o atendimento mais rápido na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Uma das principais mudanças é a integração de dados, que antes levava até três meses para ser concluída e agora será feita em poucos dias. Ao inserir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário, o sistema consultará automaticamente diferentes bases do Governo Federal, como óbitos e nascimentos, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Receita Federal e Previdência Social.
Mutirões de Atualização do CadÚnico
Nos últimos meses, a Prefeitura promoveu mutirões para atualização cadastral dos beneficiários. Entre os dias 24 e 27 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizou uma ação voltada aos usuários do Cartão Goitacá, convocando mais de 2.600 titulares.
No entanto, devido à ausência de muitos convocados e às análises exigidas pela legislação municipal e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), cerca de 1.500 beneficiários terão o Cartão Goitacá suspenso a partir deste mês de março.
Como agendar o atendimento no CadÚnico
Para realizar o agendamento, os usuários devem se cadastrar na plataforma www.socialcampos.com.br. No primeiro acesso, será necessário clicar em “Criar minha conta” e informar:
- Nome completo
- CPF
- Data de nascimento
- Número de celular
- Endereço
- Bairro (para direcionamento automático ao CRAS de referência)
Após o cadastro, o acesso à plataforma será feito apenas com CPF e data de nascimento.
Documentos necessários para o atendimento
No dia agendado, o usuário deverá apresentar documentos de todos os moradores da residência, incluindo:
- RG e CPF
- Carteira de Trabalho física
- Comprovante de residência
- Certidão de nascimento
- Declaração escolar (para menores de idade)
Com essas mudanças, a Prefeitura busca agilizar e modernizar o atendimento do Cadastro Único, garantindo maior eficiência no acesso aos benefícios sociais.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes