A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano promoverá em abril mais uma edição do Mutirão de Atualização do Cadastro Único. Desta vez, a iniciativa ocorrerá em três localidades: Centro, Guarus e Baixada Campista. A primeira etapa será entre os dias 2 e 4 de abril, na Universidade Federal Fluminense (UFF), na região central da cidade. Nos dias 15 e 16, o atendimento será realizado na Vila Olímpica Waldir Pereira, no Parque Guarus. Já nos dias 29 e 30, será a vez dos moradores da Baixada Campista atualizarem seus cadastros no distrito de Goitacazes, em local a ser divulgado.
O atendimento terá início sempre às 9h e será feito por ordem de chegada. Durante os oito dias de mutirão, serão disponibilizadas 800 vagas diárias. Não será necessário agendamento prévio nem haverá convocação específica. Para ser atendido, o responsável familiar deve apresentar a documentação exigida para a atualização do CadÚnico, que inclui identidade e documento com foto de todos os membros da família, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e declaração escolar para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. Para facilitar esse processo, uma equipe da Secretaria de Educação estará presente no mutirão para emitir a declaração escolar, caso necessário. Não é preciso levar cópias dos documentos.

No mês de março, profissionais do Cadastro Único participaram de um treinamento para operar o novo sistema de base de dados do Governo Federal, que entrou em funcionamento no último dia 17. Com essa atualização, o portal passa a automatizar o preenchimento das informações das famílias, reduzindo erros e tornando o atendimento mais eficiente dentro da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, reforçou a importância da atualização cadastral para evitar a exclusão de beneficiários de programas sociais como o Cartão Goitacá e o Bolsa Família.
“Iniciaremos abril com mais uma oportunidade para as famílias manterem seus cadastros atualizados. Esse processo é essencial para garantir que as informações estejam corretas e que o governo, seja municipal ou federal, consiga acompanhar a realidade dos beneficiários. Sem a devida atualização e após uma análise criteriosa das equipes técnicas dos CRAS, aqueles que apresentarem inconsistências nos dados podem ser desligados dos programas”, destacou o secretário.
AGENDAMENTO SUSPENSO
Em razão do Mutirão de Atualização do Cadastro Único no Centro, Guarus e Baixada Campista, o agendamento aberto pelo site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social será suspenso em algumas sextas-feiras.
Confira o cronograma de agendamento em abril:
Sexta-feira, 28 de março: não abrirá agendamento
Sexta-feira, 4 de abril: abre agendamento normal para a semana seguinte
Sexta-feira, 11 de abril: abre agendamento apenas para o dia 14 de abril (segunda-feira)
Sexta-feira, 18 de abril: abre agendamento normal para a semana seguinte.
Sexta-feira, 25 de abril: abre agendamento apenas para o dia 28 de abril.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes