Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um homem, foragido da Justiça e apontado pela polícia como uma das lideranças do tráfico no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, foi capturado dentro de uma unidade de saúde em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Luís Carlos Lomba, conhecido como “Chocolate”, foi detido no bairro Vinhosa, onde estava acompanhado da esposa e dos filhos.
A operação contou com a participação de policiais militares do 29º BPM (Itaperuna) e agentes civis da 143ª Delegacia de Polícia da cidade. Em uma das gravações, Chocolate aparece sentado na sala de espera de um setor de exames, ao lado de um policial civil, que no momento o informa sobre a prisão. A esposa do suspeito também está presente na cena.

Em outro registro, a câmera mostra o detido descendo uma rampa dentro da unidade de saúde, agora sob escolta de outros policiais civis e militares. Segundo a polícia, os filhos de Chocolate foram preservados da abordagem, que ocorreu enquanto um dos adolescentes realizava um exame.
De acordo com fontes da Inter TV, o suspeito estava acompanhado de dois filhos, um de 12 e outro de 15 anos, sendo que o mais novo completava aniversário no dia da prisão. Um funcionário da unidade confirmou que Chocolate estava ali como acompanhante de um paciente do setor de exames terceirizados. A família do suspeito reside em Bom Jesus do Itabapoana, cidade vizinha a Itaperuna. A polícia já monitorava os passos dele há cerca de um ano.
O comandante do 29º BPM, coronel Fabiano Souza, informou ao g1 que a Polícia Militar identificou a presença do foragido no local enquanto ele acompanhava um exame médico do filho. O oficial destacou que as forças de segurança estão reforçando o combate ao crime organizado, impedindo que criminosos de outras regiões se instalem na cidade.
“Estávamos atuando em outra operação quando recebemos a informação de que ele estava na unidade de saúde. Ele é considerado uma das principais lideranças de uma facção criminosa do Complexo da Maré. Com apoio do setor de inteligência e dos delegados Carlos Augusto Guimarães e Gabriel Ramos, conseguimos efetuar a prisão, fortalecendo cada vez mais as ações em prol da segurança pública”, declarou o comandante.
Operação Espoliador
A prisão de Chocolate ocorreu no contexto da Operação Espoliador, deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro na quinta-feira (13), com o objetivo de capturar foragidos da Justiça por crimes como roubo, latrocínio e receptação. Até o momento, mais de 600 suspeitos já foram presos em todo o estado.
Em Itaperuna, a operação teve como alvos 17 endereços, e contou com o apoio de policiais militares do 29º BPM para o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos bairros Boa Fortuna, Matadouro, Carulas, Guaritá, Fiteiro e Cehab. Quatro pessoas foram presas em flagrante durante a ação.
Fonte: G1