O Instituto Federal Fluminense (IFF) firmou parceria com quatro prefeituras para disponibilizar 360 vagas em cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no primeiro semestre letivo de 2025. A iniciativa faz parte do Projeto EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
As inscrições, totalmente gratuitas, devem ser realizadas presencialmente na escola parceira onde o candidato está matriculado, até o dia 28 de março.

Podem se inscrever estudantes das instituições parceiras que estejam cursando alguma fase do Ensino Fundamental II na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para participar, é necessário apresentar CPF próprio, documento oficial de identificação com foto e um e-mail válido.
O edital completo (Nº 48/2025) está disponível em www.selecoes.iff.edu.br, onde também pode ser consultada a lista de escolas parceiras (Anexo I do edital).
Cursos disponíveis e unidades ofertantes:
✔ IFF Campos Centro: Cuidador de Idoso, Instalador e Reparador de Redes de Computadores e Assistente Administrativo;
✔ IFF Campos Guarus: Recepcionista em Serviços de Saúde, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Agente Comunitário de Saúde e Empreendedorismo em Mídias Digitais Sociais;
✔ IFF Quissamã: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Auxiliar de Cozinha;
✔ IFF São João da Barra: Assistente Administrativo e Assistente em Logística;
✔ IFF Santo Antônio de Pádua: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.
Observação: O único curso disponível na modalidade Educação a Distância (EaD) será Empreendedorismo em Mídias Digitais Sociais, ofertado pelo IFF Campos Guarus.
Seleção e início das aulas
O processo seletivo será conduzido pelas Secretarias de Educação dos municípios parceiros. A lista dos candidatos aprovados será publicada no dia 4 de abril de 2025, a partir das 18h, no Portal de Seleções do IFF (https://selecoes.iff.edu.br). As aulas estão previstas para começar em 14 de abril.
O Projeto EJA Integrada – EPT é uma política pública que busca promover a escolarização e a qualificação profissional, contribuindo para a inserção social e no mercado de trabalho de cidadãos que não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica e obter uma formação profissional de qualidade.

Fonte: Instituto Federal Fluminense