A reforma e ampliação da Clínica Médica do Hospital Geral de Guarus (HGG), cuja entrega será nesta sexta-feira (28), representa um avanço significativo para a unidade, marcando a conclusão de cerca de 90% da primeira grande obra estrutural desde sua inauguração, em 2002. A revitalização foi um compromisso assumido pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo vice-prefeito Frederico Paes ao serem eleitos em 2020.
“A modernização da Clínica Médica é a concretização de um sonho”, destaca a diretora clínica do HGG, Luisa Barreto. O novo espaço, totalmente climatizado e ampliado, conta com oito enfermarias, somando capacidade para até 42 leitos, além de dois leitos de isolamento, todos equipados para procedimentos de hemodiálise. A estrutura também inclui salas administrativas, área de preparo de medicação, farmácia, expurgos, copa, banheiros, sala de repouso para a equipe e um Depósito de Materiais de Limpeza (DML).

As enfermarias foram equipadas para oferecer mais conforto aos pacientes e acompanhantes, dispondo de camas com suporte para soro, cadeiras reclináveis, armários, mesas de refeição, escadas de acesso ao leito e biombos. Para o superintendente do HGG, Vitor Mussi, essa transformação representa o coração da assistência hospitalar.
“A Clínica Médica é o coração do hospital. Ver esse espaço renovado nos dá uma grande satisfação como gestores, pois estamos proporcionando mais qualidade de atendimento para quem realmente precisa. Agradeço ao prefeito Wladimir por tornar isso possível”, ressaltou Mussi.
Antes da reforma, o setor enfrentava problemas como infiltrações e goteiras que comprometiam tanto a estrutura quanto o bem-estar de pacientes e profissionais. “Chegamos a ter situações em que chovia dentro do hospital, afetando a autoestima de todos. Agora, estamos devolvendo dignidade às pessoas”, afirmou o superintendente.
As obras tiveram início em julho de 2024 e, além de melhorar a funcionalidade e o conforto para pacientes, acompanhantes e equipe médica, a nova Clínica Médica recebeu um cuidado especial com a estética. Duas paredes foram decoradas com pinturas manuais da artista Fabiana Caldas, utilizando tons pastéis para proporcionar um ambiente mais acolhedor. “A ideia foi criar um espaço que transmitisse conforto e esperança. Por isso, escolhemos incluir um trecho bíblico com palavras de encorajamento e resiliência”, explicou a artista.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes