Para que o Carnaval seja realmente um sucesso, é essencial colocar o Bloco da Proteção nas ruas. Com o lema “Pule, brinque e cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”, o governo federal lançou uma Campanha Nacional de Proteção durante o Carnaval de 2025. O foco principal da campanha é o Enfrentamento à Violência Sexual, especialmente a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, além do Combate ao Trabalho Infantil. Em Campos, o Programa FortaleSer reforça a importância de proteger as crianças e adolescentes, garantindo sua segurança durante esse período e ao longo de todo o ano.
A recomendação é que, em situações de risco envolvendo esse público, a população entre em contato imediatamente com as autoridades policiais e utilize o Disque 100, um canal gratuito e anônimo de denúncias, disponível 24 horas para receber informações sobre violações dos direitos humanos, incluindo violência sexual contra crianças e adolescentes.

“No Carnaval, o cuidado deve ser redobrado! Tenha atenção especial com crianças e adolescentes em meio à multidão: eles podem se perder com facilidade dos responsáveis. Vale lembrar que, em qualquer época do ano, se você presenciar ou suspeitar de algum tipo de violência contra crianças ou adolescentes, procure o agente de segurança mais próximo, o Conselho Tutelar, uma Delegacia ou ligue para o Disque 100”, orienta a coordenadora do Programa FortaleSer, Valéria Peçanha.
Para diminuir os riscos de desaparecimento, algumas dicas são essenciais, como garantir que as crianças estejam identificadas com pulseiras ou crachás contendo seus nomes, os dos responsáveis e os contatos telefônicos; ensinar à criança seu nome completo, o do responsável e um número de telefone; alertar sobre os perigos de falar com estranhos e combinar pontos de encontro no local da festa, se ela tiver idade suficiente para entender a situação.
“O importante é que, ao identificar qualquer violação dos direitos de crianças ou adolescentes, informe imediatamente a um agente de segurança ou procure o Conselho Tutelar mais próximo. O mesmo deve ser feito se você encontrar uma criança perdida, sendo explorada ou consumindo álcool, tabaco ou drogas. Todos devemos garantir os direitos das crianças e adolescentes e protegê-los de qualquer forma de violência. A campanha busca reforçar essa responsabilidade, que é de todos nós”, destaca Valéria.
A coordenadora do FortaleSer também salienta que, infelizmente, muitos casos chegam ao programa após o período de Carnaval, quando as crianças ficam mais expostas a situações de abuso, exploração e outras formas de violência.
“Essa é uma realidade em todo o país, e não só em Campos. Nossas crianças estão vulneráveis e precisam de proteção”, acrescenta.
ALERTA — O ano de 2024 registrou um aumento significativo nas denúncias de violação dos direitos de crianças e adolescentes por meio do Disque 100. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), ao longo do ano, foram registradas mais de 650 mil denúncias, sendo 290 mil suspeitas de violações contra crianças e adolescentes, o que representa 38% do total das denúncias.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes