CRTM realiza 150 exames preventivos em ação em prol do Março Lilás

diario
Por diario
4 minutos de leitura

O Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, nesta segunda-feira (17), uma iniciativa voltada à saúde feminina, realizando 150 exames preventivos, conhecidos como Papanicolau. A ação fez parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e da campanha Março Lilás, que tem o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo do útero, a quarta principal causa de óbito por câncer entre mulheres no Brasil.

AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO

“A princípio, estavam previstos 100 exames, mas, devido à alta demanda, ampliamos para 150, além dos atendimentos de rotina já realizados no CRTM. Assim, atendemos 75 mulheres pela manhã e outras 75 à tarde, sem contar o volume mensal de exames”, explicou a diretora do CRTM, Alessandra Crespo. Em média, a unidade realiza 300 exames preventivos por mês.

Alessandra reforçou a importância da realização do exame anualmente, mas destacou que as mulheres devem estar atentas a sinais do corpo que possam indicar alterações. “O ideal é que o exame seja feito uma vez ao ano. No entanto, caso a mulher perceba mudanças como coceira, corrimento com coloração anormal, odores, dor na região, é essencial buscar atendimento o quanto antes, pois esses são indícios de que algo não está funcionando bem na flora genital”, alertou.

Uma das pacientes atendidas na ação foi a doméstica Rosa Beatriz de Oliveira Cordeiro, de 43 anos. “Soube da campanha pelo meu pai. Vim me informar, fiz o agendamento e fui atendida rapidamente. O atendimento foi excelente, estão todas de parabéns!”, relatou Rosa, que também elogiou os serviços prestados pela unidade em outras ocasiões.

ACESSO AO EXAME

O exame preventivo pode ser realizado sem necessidade de encaminhamento médico. Basta que a mulher procure a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) mais próxima ou o próprio CRTM. Entre janeiro e fevereiro de 2025, a rede de atenção primária realizou 1.536 exames preventivos, sendo 332 no CRTM. Nesse mesmo período, foram feitas oito biópsias. Entre os diagnósticos identificados pelo exame, estão lesões causadas pelo HPV e NIC 1, 2 e 3. “Nos primeiros meses do ano, o número de atendimentos costuma ser menor por conta das férias e feriados”, explicou Alessandra.

CONSCIENTIZAÇÃO E CUIDADO INTEGRAL

O Núcleo de Mastologia do Campos Sempre Rosa, que funciona dentro do CRTM, também participou da ação, reforçando a importância da prevenção ao câncer de colo do útero e do cuidado com a saúde de toda a família.

“Estamos promovendo a conscientização sobre a necessidade de se cuidar. Além das mulheres, os homens também precisam estar atentos às mudanças no corpo e buscar atendimento médico sempre que necessário. Além do exame preventivo, exames como mamografia e ultrassonografia, quando solicitados pelo médico, são fundamentais para a detecção precoce de doenças”, destacou a enfermeira Priscila Lima Laurentino.

O Campos Sempre Rosa atende mulheres e homens com suspeita de câncer de mama ou que necessitem de avaliações especializadas. No local, são realizadas biópsias de lesões palpáveis e encaminhamentos para Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) quando necessário. A unidade realiza, em média, 70 atendimentos diários, incluindo consultas de enfermagem e mastologia, além de biópsias.

Para além dos atendimentos médicos, a ação do Dia Internacional da Mulher e do Março Lilás também proporcionou momentos especiais, com a distribuição de mimos e bolo para os pacientes do Campos Sempre Rosa, reforçando o compromisso com o acolhimento e o bem-estar da população.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia