Congos e Chinês brilham novamente na Avenida do Samba

diario
Por diario
3 minutos de leitura

De volta à Avenida do Samba, as escolas Congos e Chinês fizeram mais uma apresentação inesquecível no Carnaval de São João da Barra nesta terça-feira, 4. As duas agremiações, que já haviam encantado o público no domingo, continuaram a mostrar todo seu talento e energia no último dia de “A Melhor Folia” na cidade.

A prefeita Carla Caputi prestigiou os desfiles e celebrou o sucesso de mais um Carnaval, destacando a importância da festa para o turismo, a economia local e a valorização dos talentos de São João da Barra.

“Estou muito satisfeita com o Carnaval que organizamos e também com o nosso verão, repleto de atrações para todas as idades. A cidade cheia, movimentando a economia e gerando renda… Somos um município muito talentoso e alegre, e é isso que queremos transmitir para todos”, afirmou a prefeita.

E foi talento e alegria que o “Gran Circus Congos” trouxe para a Avenida. Antes mesmo de adentrar a Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, a escola já agitava o público na concentração com seu samba de exaltação. Logo após, entrou na Avenida como um circo chegando à cidade, com a comissão de frente anunciando o grande espetáculo.

Com palhaços à frente de uma locomotiva, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Congos representou não apenas a chegada do circo, mas também o desembarque, a diversão das crianças e toda a magia do picadeiro. A bateria, vestida para a ocasião, levantou a plateia, enquanto a escola desfilava com beleza e energia, especialmente suas passistas.

Primeira a se apresentar no domingo, a escola Chinês fechou os desfiles da terça-feira e encantou o público com o enredo “Ecos – A Mitologia do Universo”. Na concentração, a bateria, simbolizando o universo, fez um show de ritmo, enquanto os foliões já mostravam que estavam prontos para invadir a Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho. O famoso grito “A hora é essa Chinês” antecedeu o samba de exaltação da escola.

Com alegorias e fantasias luxuosas representando terra, água, ar e fogo, o Chinês trouxe uma mensagem de preservação ambiental, convidando os foliões a se sentirem parte do vasto universo e a aprenderem a cuidar dele, exaltando o amor como o quinto elemento.

A natureza também foi simbolizada por diversos animais e seres mitológicos, especialmente nas alas infantis, e pelo casal de mestre-sala e porta-bandeira, que representou o leão, símbolo da escola Chinês.

Fonte: Prefeitura Municipal de São João da Barra

Compartilhe essa notícia