Um circo localizado na Cidade Nova, no centro do Rio de Janeiro, sofreu danos superiores a R$ 500 mil em decorrência das fortes chuvas. Outros pontos da cidade também registraram quedas de árvores e acúmulo de água. Uma tempestade com raios e ventos fortes afetou diversos bairros do Centro e da Zona Sul do Rio no começo da noite de quarta-feira (12).
O Circo Crescer e Viver teve sua estrutura metálica derrubada pelos ventos. O dano foi capturado pelas câmeras de segurança. O circo está estabelecido no mesmo local há 21 anos. A estimativa do prejuízo foi feita pelo responsável pelo local.
“A lona foi completamente interditada pela Defesa Civil desde ontem. Esperamos conseguir apoio para remover a estrutura e cuidar da parte administrativa”, afirmou Júnior Perin, proprietário do circo.


O circo abriga uma ONG que oferece atividades educacionais para crianças e adolescentes e também atende famílias de comunidades da região. O proprietário espera poder firmar parcerias com empresas para reconstruir o espaço. Na área do Aeroporto Santos Dumont, os ventos chegaram a 61 km/h.
No Catumbi, outra área central do Rio, os moradores tiveram que desviar de galhos caídos nas ruas devido à forte chuva, ao sair de casa na manhã de quinta-feira (13).
“Estava varrendo para deixar a rua limpa. Estava chegando em casa. Tinha muitos trovões”, contou Maria, moradora do bairro.
Funcionários do Cemitério do Catumbi também reforçaram a limpeza na região.

Previsão do tempo O dia será marcado por sol e calor no Rio de Janeiro, com máxima prevista de 37°C. Segundo a Climatempo, o tempo continuará instável, e ao longo da tarde, as condições climáticas irão se deteriorar em várias partes do estado, com possibilidade de novos temporais no fim da tarde e à noite, especialmente no interior, entre a Região Sul e Serrana.
Há também a previsão de chuvas moderadas a fortes em outras regiões do estado, incluindo a capital, porém de forma mais isolada. As chuvas virão acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem atingir até 60 km/h, podendo chegar a 80 km/h em algumas áreas.
Fonte: G1