O Carnaval chegou ao fim, e graças ao planejamento realizado pela Prefeitura de Campos, com o apoio da Guarda Municipal, Ordem Pública, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), entre outras secretarias municipais, não houve registros de ocorrências graves durante os eventos em Farol de São Tomé e Lagoa de Cima. Aproximadamente 200 profissionais atuaram na segurança, oferecendo suporte à Polícia Militar. O planejamento eficaz garantiu um Carnaval tranquilo e repleto de alegria.
“No verão em Farol de São Tomé e Lagoa de Cima, tivemos total dedicação da nossa Guarda Civil Municipal, cujos agentes desempenharam um trabalho excepcional. Agradeço também a colaboração da Polícia Militar, Ordem Pública e IMTT, que, juntamente com a Guarda Municipal, planejaram e executaram a segurança durante nossos eventos. O trabalho é sempre coletivo. A Guarda Municipal e a Polícia Militar, junto com a Ordem Pública, asseguraram a tranquilidade e a ordem, proporcionando um ótimo Carnaval para nossos foliões”, destacou Wellington Levino, comandante da Guarda Municipal de Campos.

A atuação no trânsito foi fundamental na região, assim como o apoio nos eventos e na rodoviária de Farol de São Tomé, que, como era de se esperar, recebeu um grande fluxo de pessoas, especialmente na Quarta-feira de Cinzas, quando o Carnaval chegou ao fim e os visitantes retornaram para casa.
“O movimento de turistas foi intenso, superando as expectativas de público. A programação diversificada, em pontos distintos da praia, atendeu a todas as localidades, e o efetivo foi compatível com a demanda, o que resultou em nenhum incidente, ocorrência ou acidente. Na rodoviária, apesar das filas, que são comuns devido ao grande número de pessoas, o transporte público atendeu as expectativas, sem deixar ninguém na madrugada durante o verão, especialmente no Carnaval. Como já era esperado na Quarta-feira de Cinzas e na quinta-feira pela manhã, o fluxo aumentou, pois três a quatro dias de chegada se concentraram em um único dia de saída. De maneira geral, conseguimos estar presentes em todos os locais, atendendo a população. Os eventos ocorreram conforme o programado, e podemos afirmar que foi um Carnaval movimentado, mas de paz”, afirmou Fabiano de Araújo Mariano, gerente da Inspetoria Regional II da Guarda Municipal.
Durante toda a temporada de verão, um trabalho preventivo foi realizado com a Guarda Municipal, IMTT, Polícia Militar e Ordem Pública, com o apoio das câmeras de monitoramento, que auxiliaram as ações dos agentes em Farol de São Tomé. A colaboração entre as secretarias envolvidas diretamente no verão foi essencial para identificar as demandas e oferecer soluções. A operação verão foi encerrada no último dia de Carnaval, com um saldo positivo, conforme avaliado pelas autoridades envolvidas.
Lagoa de Cima
No balneário de Lagoa de Cima, 22 agentes, com o apoio de carros e motos, realizaram ações preventivas. “O público estimado foi de cerca de 15 mil pessoas por dia no balneário, com aproximadamente 400 carros, e, mesmo com toda essa dinâmica, não tivemos nenhuma ocorrência de grande relevância. O trabalho foi árduo, mas com resultados positivos, o que é nosso objetivo para garantir a segurança dos frequentadores”, afirmou Thiago Santos Raul, gerente da Inspetoria Regional.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes