Campos mantém três pilares para o gerenciamento de resíduos e inservíveis

diario
Por diario
5 minutos de leitura

Com o objetivo de promover uma cidade mais limpa, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, tem realizado ações não só de varrição e capina das vias, mas também de coleta regular de lixo domiciliar. Diariamente, são recolhidas, em média, 300 toneladas de lixo no município. A coleta seletiva e os Pontos de Entrega Voluntária de Entulho (PEVE) também desempenham papel importante na organização do descarte de resíduos.

A coleta domiciliar é realizada com o auxílio de 19 caminhões, que fazem a retirada do lixo de segunda a sexta-feira, em horários específicos para a margem direita e esquerda do rio Paraíba. Na margem direita, o recolhimento ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto na margem esquerda é feito às terças, quintas e sábados.

A secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz, orienta sobre a importância do descarte correto do lixo domiciliar e pede que os moradores sigam os horários e dias estabelecidos para a coleta. Ela aconselha que o lixo seja colocado para fora próximo ao horário da coleta, evitando a exposição por longos períodos. Além disso, recomenda não encher os sacos de lixo excessivamente para evitar que eles estoure, e que os sacos sejam colocados em lixeiras bem vedadas. Em dias chuvosos, é importante não deixar o lixo na calçada para evitar que seja levado pela água e entupa os bueiros.

Simone também alerta para os cuidados com materiais cortantes, como vidros quebrados, para garantir a segurança dos garis. “Os vidros devem ser embalados em jornal grosso ou papelão, colocados dentro de uma caixa ou garrafa PET, fechados com fita adesiva e identificados com ‘vidro quebrado’ antes de serem descartados”, explicou.

O município também possui coleta seletiva, com 395 pontos cadastrados, incluindo 34 escolas e 141 condomínios. A empresa responsável, Vital Engenharia Ambiental, recolhe cerca de 500 quilos de material reciclável por dia nas escolas e aproximadamente 2.500 quilos em outros locais como condomínios, igrejas, hotéis, hospitais, universidades e estabelecimentos comerciais.

Pontos de Entrega Voluntária de Entulho (PEVE) – Campos conta com vários PEVEs, locais destinados ao recebimento de entulhos e materiais inservíveis, como móveis velhos, galhadas e resíduos de pequenas reformas. Em média, os PEVEs recebem 2.188,85 toneladas de entulho por mês, enquanto a coleta das ruas atinge 7.384 toneladas mensais.

“O acúmulo de lixo e entulho em terrenos e descartados de forma irregular ainda é um problema, embora a Prefeitura mantenha diversos PEVEs em funcionamento todos os dias, gratuitamente. Estamos instalando câmeras pela cidade para monitorar os pontos críticos e registrar o descarte inadequado. Nosso objetivo não é multar, mas sim manter uma cidade mais limpa. Uma cidade mais limpa é uma cidade melhor, e isso é responsabilidade de todos”, afirmou o prefeito Wladimir Garotinho.

Os PEVEs funcionam diariamente, das 7h às 19h, incluindo finais de semana e feriados. Os bairros com PEVEs são Penha, Flamboyant, Zuza Mota, Eldorado, Julião Nogueira, Parque Aurora, Goitacazes, Ururaí, Caju, Santa Rita (próximo ao Hospital Geral de Guarus) e Santo Amaro (Baixada Campista). A Subsecretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins está construindo dois novos PEVEs, localizados em Travessão e Guarus, entre os Parques Guarus e Lebret.


Como separar o lixo: descarte correto de material cortante

– Vidros quebrados: embalar bem os pedaços em jornal grosso ou papelão; colocar dentro de uma caixa ou garrafa PET;

– Lâminas, estiletes e pregos: utilizar uma garrafa PET para armazenar; fechar bem e identificar como “MATERIAL CORTANTE” antes de descartar no lixo;

– Agulhas e seringas: nunca descartar diretamente no lixo comum; armazenar em um recipiente rígido (como garrafa PET ); levar ao posto de saúde mais próximo ou farmácia que recolha esse tipo de material;

– Lâmpadas fluorescentes: não descartar no lixo comum; entregar em pontos de coleta específicos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia