A cidade de Campos dos Goytacazes se prepara para ganhar um importante reforço na qualificação profissional e no acesso ao ensino técnico e superior a distância. Localizado em Baixa Grande, as obras do Centro Tecnológico de Iniciação Científica, mais conhecido como Universidade da Baixada, estarão concluídas em abril. O equipamento, fruto de articulação da primeira gestão do prefeito Wladimir Garotinho, representará um marco no desenvolvimento educacional e econômico do município.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). O município contribuiu com a cessão do terreno para a implantação do projeto, viabilizando a chegada de uma estrutura moderna voltada à capacitação profissional de jovens e adultos.

Sobre a Universidade
Com três pavimentos e uma área de mais de 5 mil metros quadrados, a Universidade da Baixada contará com laboratórios de pesquisa e inovação em parceria com o setor privado, visando impulsionar a produtividade regional. O centro oferecerá cerca de 18 cursos do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e cursos técnicos da Faetec, atendendo aproximadamente dois mil estudantes.
Os cursos serão voltados para o mercado de óleo e gás, agronegócio, hidráulica e elétrica. A proposta do empreendimento é aliar ensino e tecnologia para oferecer oportunidades de crescimento profissional aos campistas e região.
Fonte: Jornal do Estado RJ