Cabo Frio realiza primeira captação de órgãos de 2025

diario
Por diario
2 minutos de leitura

Neste domingo (2), foi realizada em Cabo Frio, na Região dos Lagos, a primeira captação de órgãos de 2025, no Hospital Municipal São José Operário (HMSJO). A ação, realizada em parceria com o Rio Transplante, viabilizou a doação de órgãos de um paciente de 52 anos, que teve morte cerebral após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico.

A mobilização envolveu diversas equipes do hospital, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, maqueiros e a Central de Ambulâncias. O protocolo de morte encefálica foi conduzido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes (CIHDOTT), em conjunto com a equipe multidisciplinar da Unidade de Pacientes Graves (UPG). A equipe do Rio Transplante chegou ao município de helicóptero, via Aeroporto Internacional de Cabo Frio, para realizar o procedimento.

A secretária de Saúde de Cabo Frio, Beatriz Trindade, que implantou a equipe de doação e transplante no hospital em 2017, ressaltou a importância do evento.

“Este é um momento muito significativo para a Saúde, sendo o primeiro transplante deste governo, e eu fiz questão de acompanhar de perto todo o processo. A equipe foi formada em 2017, quando eu a coordenei, e agora, como secretária, posso ver os frutos desse trabalho. A doação de órgãos é um belo ato de solidariedade”, comentou a secretária.

Como ocorre a captação de órgãos

A captação de órgãos é um procedimento médico que possibilita a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica, permitindo salvar outras vidas. O processo segue protocolos rigorosos para assegurar a viabilidade dos órgãos e respeitar os familiares do doador.

O HMSJO está cadastrado no Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e possui uma equipe técnica da CIHDOTT, que realiza busca ativa de pacientes em ventilação mecânica 24 horas por dia.

O envolvimento da sociedade na doação de órgãos é fundamental para aumentar o número de transplantes e oferecer novas oportunidades de vida para aqueles que necessitam.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia