SOS Coração: Projeto celebra dois anos com mais de 450 vidas salvas

diario
Por diario
5 minutos de leitura

Na sexta-feira (28), o projeto “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas” celebra seu segundo ano de implementação. Inovador e pioneiro, a iniciativa já resultou na preservação de 451 vidas vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), doença que é a principal causa de óbitos entre as patologias cardiovasculares no Brasil e no mundo. O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, destaca que Campos é a única cidade do Estado a oferecer esse serviço.

“O ‘SOS Coração’ foca no atendimento rápido e eficiente. Este projeto conta com a colaboração de duas grandes instituições: a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Álvaro Alvim, além de uma rede de urgência e emergência. Quero parabenizar as equipes médicas e agradecer ao prefeito Wladimir Garotinho e ao vice-prefeito Frederico Paes pelo apoio ao projeto, que tem trazido resultados positivos para a saúde da nossa população”, afirmou Hirano.

A iniciativa, que faz parte da expansão da Rede Campos de Saúde Pública lançada em dezembro de 2021 pelo Governo Wladimir Garotinho, tem como principal objetivo proporcionar atendimento rápido e eficaz aos pacientes com IAM. Para isso, é crucial que a intervenção ocorra nas duas primeiras horas após a chegada do paciente nas unidades que fazem parte da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do município. O atendimento imediato diminui em 50% o índice de mortalidade por infarto.

Halim Abdu Neme, membro da equipe de hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia de Campos, unidade referência cardiológica da cidade, junto ao Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), destaca que o projeto representa um avanço significativo na saúde pública da região. “Desde sua implementação, o SOS Coração já ajudou mais de 500 pessoas, melhorando a qualidade de vida de pacientes com problemas cardíacos e se tornando um modelo para outras cidades. A equipe, composta por médicos, enfermeiros e técnicos, se dedica a prestar atendimento rápido e cuidados pós-operatórios com eficiência”, explicou.

O cardiologista intensivista também expressa sua gratidão ao prefeito Wladimir Garotinho por apoiar o programa e a toda a equipe de hemodinâmica. “Apresentei este projeto ao prefeito Wladimir, que é um grande defensor da saúde pública e da vida das pessoas. Hoje, atendemos três municípios: São João da Barra, São Fidélis e Campos. Esse programa chegou para ficar e melhorar a qualidade de vida da população”, concluiu.

Além de Halim, a equipe de hemodinâmica inclui os especialistas Abdu Neme, Carlos Eduardo Soares, Celmo Ferreira de Sousa Júnior, Jamil da Silva Soares, e os profissionais Ailton Xavier e Patrícia Rangel, que atuam nos Centros de Terapia Intensiva (CTIs).

VIDAS SALVAS – A comerciária Rosilane Gomes de Souza, de 60 anos, é uma das pessoas que faz parte dessa estatística de vidas salvas. Ela compartilhou sua experiência de infarto, ocorrido em abril de 2023. “Se estou aqui hoje, foi graças à rapidez do atendimento. Fui socorrida por uma amiga e, ao chegar no hospital, tive cinco paradas cardíacas. Fiquei quase morta por cinco minutos, fui reanimada e entubada. Durante a transferência para a Santa Casa, tive outras três paradas. Fiquei em coma e, graças a Deus e aos médicos do SOS, não fiquei com sequelas. A minha sorte, depois de Deus, foi o SUS e a equipe do SOS Coração, porque, se não fosse pela gratuidade do serviço, não teria condições de pagar todos os procedimentos necessários para salvar minha vida”, relatou.

PORTA DE ENTRADA – Ao perceber os primeiros sintomas de infarto, a pessoa deve procurar atendimento no Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital São José (HSJ), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) 24h, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campos e de São João da Barra, Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra e Hospital Armando Vidal, em São Fidélis. Se necessário, o paciente será transferido para a Santa Casa de Misericórdia ou para o Hospital Escola Álvaro Alvim para os tratamentos adequados.

SOS CORAÇÃO – O projeto é uma parceria entre o município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o Governo do Estado. O pioneirismo da iniciativa levou Campos a conquistar o 3º lugar na 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/IdeiaSUS da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizada em abril do ano passado na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia