A Secretaria de Cultura de São João da Barra está com inscrições abertas até 14 de abril de 2025 para a publicação de obras literárias ou acadêmicas. Os interessados devem enviar toda a documentação exigida, disponível no Edital, e a ficha de inscrição preenchida (anexos ao final da matéria) para o e-mail [email protected].
O edital Narciza Amália de Literatura disponibiliza um total de R$ 50 mil, que será dividido entre dez autores residentes e domiciliados em São João da Barra há pelo menos três anos, com R$ 5 mil destinados a cada obra. Na categoria literária, a comissão avaliadora considerará a relevância sociocultural, originalidade, fluidez textual e apresentação da obra. No caso das obras acadêmicas, os pareceristas analisarão a originalidade, relevância, clareza/objetividade e qualidade acadêmica do texto.

Serão concedidas bonificações às obras que atendam a critérios específicos, como inclusão, promoção de minorias e apoio às políticas afirmativas. Há também incentivo para obras inéditas e autores estreantes.
Como contrapartida, os dez selecionados deverão doar 10% da tiragem de suas publicações à Secretaria de Cultura, que utilizará os exemplares para fins não lucrativos. Além disso, será realizado o lançamento da obra em um espaço público, com uma roda de conversa sobre o processo criativo e o arquivamento de um exemplar na Biblioteca Nacional, conforme a legislação vigente.
O edital de 2025 faz uma homenagem à sanjoanense Narciza Amália, poetisa, tradutora e considerada a primeira jornalista profissional do Brasil. Ela publicou seu livro poético Nebulosas em 1872, que foi amplamente elogiado, incluindo pelo imperador D. Pedro II. Narciza também foi crítica literária, abolicionista, republicana, feminista e professora, sendo uma das mulheres mais notáveis do século XIX.
A seguir, estão os links para o Edital e a ficha de inscrição.
Edital Narciza Amália 2025.pdf
Ficha de Inscrição – Edital Narciza Amália.pdf
Fonte: Prefeitura Municipal de São João da Barra