Homenagem a Iemanjá será realizada no domingo em SJB

diario
Por diario
2 minutos de leitura

A festa em honra a Iemanjá, no domingo, 2 de fevereiro, terá uma programação especial em Atafona, organizada pelo grupo de representantes de religiões de matriz africana “Fé no Tambor” com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A data faz parte do calendário Turístico e Cultural do Município.

Na Tenda Mata Verde, situada na rua Domingos Teixeira de Macedo, nº 77, ocorrerá uma roda de conversa com o tema “Religiosidades afrobrasileiras – reflexões e esclarecimentos diante das intolerâncias”, às 14h, seguida de um momento litúrgico intitulado “O ritual como performance entre a cultura e o corpo”, às 15h. Em seguida, às 16h, os participantes seguirão em procissão até o Pontal de Atafona, onde a celebração a Iemanjá será finalizada.

A celebração a Iemanjá, orixá feminina (Iabá) do Candomblé e da Umbanda, religiões fundamentais da cultura brasileira, é um dos cultos mais populares da tradição afro-brasileira, especialmente por ser realizada em um país tropical. A prática de cultuar os orixás tem origem africana e foi trazida ao Brasil pelos negros escravizados, com forte influência de Olokun, rei dos mares.

Embora o culto a Iemanjá tenha origem em águas doces na África, nos rios, os escravizados, para evitar perseguições, associaram os orixás aos santos católicos, já que foram forçados a adotar o catolicismo durante o período da escravidão. Esse sincretismo resultou na associação dos orixás com os santos da igreja, permitindo que os negros continuassem a venerar suas divindades através dos santos católicos.

Por exemplo, na Bahia, Iemanjá é associada a Nossa Senhora da Conceição, enquanto no Rio de Janeiro ela é vinculada a Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora dos Navegantes. Por conta disso, o culto a Iemanjá é celebrado no dia 2 de fevereiro, embora também haja celebrações no final do ano, em 31 de dezembro.

Fonte: Prefeitura Municipal de São João da Barra

Compartilhe essa notícia