Em breve, os alunos da Creche Escola Parque Imperial contarão com um ambiente mais amplo e confortável para estudar. As obras de construção modular foram iniciadas e irão substituir o imóvel atual, que é alugado. A nova unidade contará com salas de aula espaçosas, banheiros infantis e para Pessoas com Deficiência (PCD), além de refeitório, cozinha, despensa, áreas administrativas e um espaço destinado ao parquinho, conforme informou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres.
“Em 2025, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia seguirá com o trabalho de dar continuidade ao projeto que visa reduzir e, no futuro próximo, eliminar os aluguéis de imóveis para abrigar as creches municipais. Isso será feito por meio de novas construções, obras e ampliações das unidades escolares com estrutura modular”, explicou o secretário Marcelo.

De acordo com a subsecretária de Gestão Orçamentária e Financeira, Carla Patrão, desde 2021, a secretaria iniciou o processo de reestruturação, expansão e ampliação da rede municipal de ensino. “Desde então, já transferimos cinco unidades escolares para imóveis próprios, após a construção de novos prédios, e há outras 10 unidades em fase final de ampliação com estrutura modular”, destacou Carla.
Para a gestora da unidade, Dosmã Abreu, a construção da nova creche representa a realização de um sonho para toda a comunidade escolar. Ela mencionou que a demanda por vagas tem aumentado continuamente, mas o espaço atual já não atende às necessidades, o que limita a ampliação do atendimento e a criação de um ambiente ideal para as crianças.
“Ver esse projeto se concretizando é a certeza de que estamos avançando na qualidade da educação. Com a nova unidade, teremos a capacidade de acolher melhor nossos alunos, oferecer um espaço mais adequado para o aprendizado e garantir mais conforto tanto para as crianças quanto para os profissionais. Esse é um passo essencial para fortalecer ainda mais nossa escola, proporcionando um futuro com mais oportunidades e um ensino de melhor qualidade para as famílias da nossa comunidade”, acredita a gestora.
A gestora adjunta, Heluar de Sá Oliveira, acrescentou que está na unidade há quase 10 anos e viveu diversas mudanças e momentos marcantes para o desenvolvimento da escola. Ela também destacou que, como gestora adjunta, tem uma experiência única, sendo mãe de aluno e acompanhando o crescimento e aprendizado de seus filhos no ambiente acolhedor da creche.
“Atualmente, recebo novos alunos todos os anos e acompanho o impacto positivo que essa escola tem na vida das crianças e suas famílias. Acredito que a construção do novo prédio é fundamental para ampliarmos nosso alcance e continuarmos oferecendo uma educação de qualidade, com uma estrutura ainda mais adequada às necessidades das crianças. Nossa escola é uma referência, com profissionais altamente qualificados, que se dedicam todos os dias para garantir um ensino que prepare nossos alunos para o futuro. Estou muito empolgada e grata por fazer parte dessa história e saber que, em breve, ainda mais crianças poderão ser acolhidas e felizes aqui”, concluiu Heluar.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes