Caminhões com mais de 4 eixos terão restrição de circulação nas ruas de Campos

diario
Por diario
3 minutos de leitura

A Prefeitura de Campos, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), anunciou que, a partir do dia 10 de março, caminhões com mais de 4 eixos estarão proibidos de circular pelas ruas do município. A medida foi divulgada no Diário Oficial desta quinta-feira (27). O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira; o subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur; o secretário de Captação de Recursos e Convênios, Thiago Ferrugem; e representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) se reuniram na última terça-feira (25) para discutir a decisão, que tem como objetivo melhorar a segurança no trânsito, garantir a fluidez e reduzir o desgaste das vias.

A portaria também especifica que a proibição não se aplica aos veículos que realizam entregas para estabelecimentos comerciais da cidade. Veículos de carga que não atendem aos limites de peso e dimensões definidos pelo Contran precisarão de uma Autorização Especial de Trânsito (AET), emitida pelo IMTT, assim como aqueles que, por algum motivo, apresentem situações excepcionais, que serão analisadas individualmente pelo órgão.

O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, explicou que a medida tem como foco o bem-estar da população. “O objetivo é proporcionar mais segurança e fluidez ao trânsito, além de preservar a qualidade do pavimento, que foi requalificado em praticamente toda a cidade. Gostaria de esclarecer que a intenção não é multar, mas sim permitir que as empresas se planejem para cumprir a determinação e não prejudicar o fluxo de veículos”, afirmou Álvaro.

Os caminhões rígidos ou articulados com mais de 4 eixos e com destino ao Porto do Açu deverão seguir pela BR 356, sentido BR 101, Avenida Presidente Kennedy (Jockey Clube), RJ 216, até o trevo de Donana, prosseguindo pela RJ 238 (Estrada dos Ceramistas) até a BR 101. Quando chegarem ao município pela BR 101, sentido BR 356, deverão seguir o mesmo trajeto, mas em sentido contrário.

O Subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, ressaltou que a decisão foi tomada para resolver problemas no fluxo de veículos e o desgaste das vias. “A cidade começará a voltar à rotina normal após o Carnaval. Dado o elevado desgaste das vias e os transtornos causados pelo tráfego intenso em ruas principais como a Avenida Dr. Arthur Bernardes, Avenida Alberto Lamego, Avenida José Alves de Azevedo (Beira-valão) e a Visconde do Rio Branco, a Prefeitura adotou essa medida visando o bem-estar da população”, finalizou Sérgio.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia