A Secretaria Municipal de Fazenda, por meio de seu titular, Carlos Roberto Júnior, refutou as informações de que houve “aumento” no IPTU 2025, bem como na contribuição para o serviço de iluminação pública (COSIP). O secretário esclareceu que a atualização dos valores foi realizada conforme o índice de inflação dos últimos 12 meses, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Não houve aumento do imposto. O que ocorreu foi a atualização, que foi de 4,47%”, afirmou.
O secretário ressaltou que todos os tributos municipais que estão atrelados ao valor da UFICA são ajustados anualmente, com correção conforme a inflação, que no período de 12 meses, de acordo com o IBGE, foi de 4,47%. “Esse reajuste ocorre em Campos, nos municípios vizinhos e em todo o país”, complementou.

Ele ainda destacou que os contribuintes que estiverem em dia com o pagamento e quitarem o imposto até o dia 20 de janeiro terão um desconto de 10%. Aqueles que não regularizarem sua situação poderão pagar com um desconto de 7%, valor que ainda supera a inflação.
Por fim, o secretário informou que a Secretaria de Fazenda está disponível para atendimento e esclarecimentos e que, a partir do dia 10 de janeiro, as guias para o pagamento do IPTU 2025 estarão disponíveis.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes