O prefeito Wladimir Garotinho realizou uma visita, na tarde desta sexta-feira (3), à Base Integrada de Segurança localizada na Escola Municipal Farol de São Tomé, sob a gestão da Secretaria Municipal de Ordem Pública. Durante a visita, o prefeito observou o monitoramento em tempo real realizado pelas equipes da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Ordem Pública.
Wladimir comentou sobre a estrutura de segurança montada para garantir um verão tranquilo para todos os participantes da programação de shows, eventos e outras ações organizadas pela Prefeitura.

“Aqueles que desejam aproveitar o verão com a família podem ter a certeza de que a praia está totalmente segura. São 50 câmeras distribuídas por toda a praia, oferecendo maior tranquilidade a todos, para que todos possam desfrutar de mais um verão de paz em Farol”, afirmou o prefeito.
Na base, em uma central de monitoramento, equipes especializadas operam as 50 câmeras posicionadas de maneira estratégica ao longo da estrada e em diversos pontos da praia. A central conta com um dispositivo denominado “speed done”, que realiza a leitura das placas de veículos e a identificação de rostos. As imagens ficam armazenadas por um período, podendo ser acessadas por autoridades de segurança pública, como a Polícia Civil, para auxiliar na investigação de crimes e infrações.
O secretário de Ordem Pública, Jackson Souza, comentou sobre as melhorias implementadas. “Este ano, a base estará operando com 50 câmeras, incluindo uma novidade: teremos câmeras ao longo de toda a RJ 216, desde o posto da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) em Donana até a praia de Farol. Agora, todas as áreas da estrada serão monitoradas, garantindo um trajeto bem vigiado e facilitando um trânsito mais tranquilo. As câmeras inteligentes possuem reconhecimento facial, ajudando as forças de segurança a localizar veículos procurados pela justiça, roubados, furtados ou clonados. Este verão, o trabalho está muito mais tecnológico”, concluiu Jackson.
Além disso, a Secretaria de Ordem Pública conta com o apoio de um drone para monitorar toda a orla de Farol durante os shows e eventos. O trabalho será realizado de forma integrada com policiais do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), e a comunicação entre as equipes será feita por rádio, alinhando as ações de segurança.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes