Morre o bicheiro Piruinha, o membro mais antigo da liderança do jogo no Rio aos 95 anos

diario
Por diario
2 minutos de leitura

José Caruzzo Escafura, mais conhecido como Piruinha, faleceu nesta quarta-feira (22), aos 95 anos, no Rio de Janeiro. A família não divulgou a causa do falecimento. Ele era o contraventor de maior idade da antiga liderança do Jogo do Bicho no Rio.

O apelido “Piruinha” foi dado devido à sua origem simples, já que ele trabalhava como motorista de transporte público, dirigindo peruas (veículos com grandes compartimentos de carga) nas ruas cariocas. Durante décadas, ele controlou o Jogo do Bicho nos bairros de Madureira, Abolição, Cascadura, Maria da Graça, Piedade e Inhaúma, na Zona Norte.

Em 1993, Piruinha foi um dos 14 contraventores condenados por formação de quadrilha pela juíza Denise Frossard, da 14ª Vara Criminal. Além das atividades no jogo, ele também administrava motéis na Zona Oeste e foi investigado por possíveis vínculos com uma quadrilha de abortos clandestinos.

Em 2024, ele foi absolvido da acusação de ser responsável pela morte de Natalino José do Nascimento Espínola, conhecido como Neto, dono de uma loja de carros. O crime aconteceu em julho de 2021, na Estrada Intendente Magalhães, em Vila Valqueire, Zona Oeste.

Herdeiro assassinado em 2017
Em junho de 2017, Piruinha sofreu um grande golpe com o assassinato de seu filho, Haylton Carlos Gomes Escafura, que tinha 37 anos na época. Ele estava acompanhado de uma policial militar no Hotel Transamérica, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, quando homens armados invadiram o quarto e dispararam contra ele. Haylton era visto como o sucessor nos negócios do pai.

Haylton havia sido preso em 2012, por envolvimento com a máfia dos caça-níqueis no Rio, e condenado a 15 anos e quatro meses de prisão. Investigações da Polícia Federal apontaram que ele lavava o dinheiro do jogo por meio da venda de carros de luxo.

Fonte: Jornal O Dia

Compartilhe essa notícia