Chuvas de 60mm em uma hora causam alagamentos na cidade

diario
Por diario
3 minutos de leitura

Chuvas intensas e rápidas provocaram, na tarde desta quarta-feira (8), alagamentos em diversas áreas de Campos. A Secretaria de Defesa Civil atuou em locais onde, entre as 14h e 18h30, foram registrados elevados volumes de precipitação, como em Serrinha, onde a chuva acumulou 98,8 mm. No mesmo período, Dores do Macabu registrou 83,6 mm, Guarus, no Parque Cidade Luz, teve 50,2 mm, e a região da Ponte Barcelos Martins, no Centro, atingiu 40,2 mm de chuva.

Até as 19h30 desta quarta-feira, equipes da Defesa Civil ainda estavam nas ruas, atendendo pedidos de ajuda de moradores das áreas mais afetadas. Na região central, em alguns locais, o volume de 60 mm de chuva em uma hora foi suficiente para causar alagamentos, já que o escoamento não conseguiu acompanhar o volume de água. A Defesa Civil segue em alerta durante a noite e, para quinta-feira (9), a previsão indica mais chuvas, principalmente a partir da tarde.

Em razão das chuvas fortes que atingem a região, a Defesa Civil continua monitorando o Rio Paraíba do Sul. Às 18h15 desta quarta-feira (8), o Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD) registrou que o nível do rio estava em 7,81 metros em Campos, com uma queda desde as primeiras horas do dia, após ter alcançado 8,51 metros às 23h15 do domingo (5). O nível de transbordo é 10,40 metros.

Desde o fim de semana, equipes da Prefeitura têm prestado assistência às famílias afetadas pelas chuvas. No domingo, os atendimentos foram realizados em Santo Eduardo, Serrinha e Conceição do Imbé, com ações de apoio social, desobstrução de estradas, limpeza de córregos, verificação de imóveis em risco, entre outros serviços.

Em Serrinha, a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social assistiram 50 famílias, fornecendo água mineral, enquanto em Conceição do Imbé, 35 famílias receberam apoio. Em Santo Eduardo, foram registradas três ocorrências de alagamentos e um deslizamento de terra na Ponte Itabapoana. Já em Lagoa de Cima, houve queda de poste de energia e o tombamento de duas árvores. Em Ururaí, a remoção de uma família de área de risco foi realizada. Na terça-feira (7), a região foi novamente afetada por chuvas intensas. Em Santa Maria, um acumulado de 55 mm em uma hora causou o alagamento da estrada na localidade de Posse do Meio.

NAS ESTAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS EM CAMPOS ENTRE 14:00 E 18:30 DESTA QUARTA-FEIRA (8):

Ponte Barcelos Martins: 40,2mm

Parque Cidade Luz: 50,2mm

Arraial: 69,2mm

Morro do Coco: 32,8mm

Serrinha: 98,8mm

Dores do Macabu: 83,6mm

Baixa Grande: 5,4mm

Farol de São Tomé: 5,0mm

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia