A Subsecretaria de Meio Ambiente, por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares, em colaboração com a Secretaria de Educação, Ciências e Tecnologia e o Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG), realizou, na manhã desta quarta-feira (8), na praia de Farol de São Tomé, a primeira Eco Trilha do ano, voltada para moradores e veranistas da região. Aproximadamente 35 participantes, acompanhados por guias e profissionais do CEA, participaram da atividade.
O coordenador do CEA, Júlio Carlos da Silva, destacou a importância da Eco Trilha. “A Eco Trilha foi concebida para oferecer à população e aos turistas a oportunidade de conhecer a biodiversidade local por meio de uma trilha interpretativa”, afirmou.

Além disso, é possível agendar visitas de grupos para realizar a Eco Trilha guiada dentro do Pelag, em um percurso de 1 km. O agendamento pode ser feito pelo telefone (22) 98186-0060 ou através dos links disponíveis no Instagram @amigosdopelag ou @ceaemfoco.
Criado em 2012 pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), por meio do Decreto Estadual n° 43.522, o Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag) tem como objetivo a proteção dos remanescentes de vegetação nativa da Mata Atlântica. Localizado entre os municípios de Campos e São João da Barra (SJB), o parque oferece várias áreas de uso público, como as praias do Xexé e Maria da Rosa, além da Lagoa do Açu, e abriga uma grande diversidade de aves ameaçadas de extinção.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes