Neste sábado (04), o Centro de Monitoramento do Farol de São Tomé foi apresentado às forças de segurança, incluindo a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Ordem Pública. A Base Integrada de Segurança está localizada na Escola Municipal Farol de São Tomé e é supervisionada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Na base, em uma central de monitoramento, equipes especializadas gerenciam as 50 câmeras instaladas de maneira estratégica ao longo da estrada e em diversos pontos da praia campista. A central conta com tecnologia “speed done”, que permite identificar placas de veículos e realizar reconhecimento facial. As imagens ficam armazenadas por um período, podendo ser acessadas por órgãos de segurança pública, como a Polícia Civil, para a investigação de crimes e delitos.

O secretário de Ordem Pública e vereador licenciado, Jackson Souza, presente na apresentação, destacou que o monitoramento neste verão está mais moderno e seguro. “O Centro de Monitoramento operará com 50 câmeras e, este ano, teremos câmeras ao longo de toda a RJ 216, desde o posto da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), em Donana, até a praia de Farol. Todas as áreas da estrada terão câmeras, garantindo um trajeto bem monitorado e oferecendo um tráfego mais seguro para todos. As câmeras inteligentes possuem tecnologia de reconhecimento facial, auxiliando na busca por veículos procurados pela Justiça, roubados, furtados ou clonados. Portanto, o trabalho deste verão está muito mais tecnológico”, afirmou Jackson.
INTEGRAÇÃO
A Secretaria de Ordem Pública também dispõe de um drone para monitorar a orla de Farol durante shows e eventos. O trabalho das equipes da secretaria e da Guarda Municipal será realizado de forma integrada com policiais do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM). A comunicação entre as equipes será feita por meio de rádio, garantindo uma coordenação eficiente das ações.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes