Após a pandemia de COVID-19, China enfrenta um novo surto de vírus ameaçador

diario
Por diario
2 minutos de leitura

Vídeos mostrando hospitais aparentemente sobrecarregados na China estão circulando nas redes sociais, gerando preocupações entre os usuários sobre a possibilidade de um novo surto de doença respiratória.

Diversas publicações internacionais fazem referência à pandemia de Covid-19, que teve início há aproximadamente cinco anos.

Segundo a mídia internacional, especialmente a indiana, o vírus em questão é o Metapneumovírus Humano (HMPV), que geralmente provoca sintomas parecidos com os de um resfriado comum.

Embora a maioria dos casos apresente sintomas leves, crianças pequenas, idosos (acima de 65 anos) e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos correm maior risco de desenvolver complicações graves.

Nas redes sociais, há informações indicando que o vírus estaria se propagando rapidamente pela China. Ao mesmo tempo, os hospitais estariam recebendo pacientes infectados com Covid-19, gripe A e Mycoplasma pneumoniae.

Especialistas citados pela mídia afirmam que o aumento nos casos de doenças respiratórias, incluindo o HMPV, está relacionado às baixas temperaturas e ao retorno das atividades cotidianas. Após anos de isolamento devido à pandemia, crianças e adultos ficaram menos expostos a agentes infecciosos.

As autoridades chinesas de controle de doenças estão adotando medidas preventivas para lidar com o crescimento dos casos. De acordo com a Reuters, as autoridades de saúde implementaram um sistema piloto para monitorar pneumonias de origem desconhecida.

Essa iniciativa tem como objetivo melhorar a preparação para doenças respiratórias durante o inverno, marcando uma resposta mais robusta em comparação com a abordagem inicial do país durante o surto de Covid-19.

Com o retorno das interações sociais, muitas pessoas estão sendo expostas ao HMPV pela primeira vez. O vírus pertence à mesma família de patógenos que o vírus sincicial respiratório, sarampo e caxumba.

A transmissão ocorre por meio do contato com objetos compartilhados, contato físico, tosse ou espirros.

Fonte: noticiasaominuto.com

Compartilhe essa notícia