A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Darcy Ribeiro publicou, na última quarta-feira (4), no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Edital de Licitação, com valor estimado em R$ 831.669,44, na modalidade Concorrência, para a contratação de empresa especializada em Arquitetura e Engenharia para elaboração de projetos executivos (arquitetura e complementares) relacionados à restauração do Solar do Colégio, sede do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, localizado na Rodovia Sérgio Viana Barroso, nº 3060, em Tócos, na Baixada Campista.
O Edital e seus anexos estão disponíveis no site da Uenf (https://uenf.br/reitoria/licitacao/licitacoes-2024-lei-no-14-133-2021/), no portal SIGA (www.compras.rj.gov.br) e no site do PNCP (www.pncp.gov.br/app/editais). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]. As propostas podem ser enviadas até o dia 19.

“É importante destacar que esta licitação é a segunda de um total de três previstas para a execução dos serviços no Solar do Colégio. A primeira, realizada em julho, envolveu a instalação de uma sobrecobertura metálica sobre o edifício, que começará em breve. A segunda, lançada no dia 4, diz respeito ao projeto arquitetônico e seus complementares. A última licitação abrangerá a execução da restauração completa do imóvel”, explica a coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado.
O Solar do Colégio, que pertence ao Governo do Estado, recebeu recursos para sua reforma no final de 2021, no valor de R$ 20 milhões, provenientes de uma sobra do duodécimo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O valor foi depositado na conta da Uenf, para o planejamento e execução das obras de restauro, além da reestruturação do Arquivo, equipamento da Prefeitura de Campos, gerido pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
“A Uenf é responsável pela obra, fiscalização, acampamento e pagamentos. Contudo, desde a gestão anterior da reitoria, um grupo de trabalho interinstitucional tem se dedicado ao processo”, conclui Rafaela Machado.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes