Após uma manhã de calor intenso, a tarde desta segunda-feira foi marcada por uma forte tempestade em diversas áreas do Rio de Janeiro. De acordo com o Centro de Operações Rio, por volta das 15h30, houve registro de chuvas de intensidade moderada a forte na Zona Oeste, abrangendo regiões como a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes . Em seguida, as formações de chuva seguiram em direção ao Maciço da Tijuca e à Zona Sul . Cerca de uma hora depois, os núcleos de chuva se deslocaram para Niterói e Itaboraí, segundas imagens de satélite. Para a noite, a previsão é de chuva leve moderada em áreas isoladas.
Na Barra e no Recreio, houve relatos de queda de granizo. Passageiros de um ônibus fretado narraram o susto causado pelas pedras de gelo atingindo a lataria do veículo, nas proximidades do Recreio Shopping. Na Zona Norte, as atrações também foram apresentadas no Grajaú .


O temporal atingiu diferentes partes da cidade, como Praça da Bandeira , São Cristóvão e Manguinhos , na Zona Norte, além do Centro e da Zona Sul, em bairros como Catete , Copacabana e Leblon .
Além do granizo, a previsão incluía raios e ventos fortes, segundo o sistema Alerta Rio. Com a chuva moderada registrada, a cidade foi colocada em estágio de 2 às 16h05, em uma escala que vai até cinco níveis, devido ao risco de “ocorrências de alto impacto na cidade”, conforme informado pelo Centro de Operações.
Após o temporal, o prefeito Eduardo Paes comentou o episódio nas redes sociais: “Chuva passando rápido! Granizo, mas, por enquanto, sem maiores ocorrências”, declarou no X (antigo Twitter).
Fonte: Jornal O Globo